A mais contundente avaliação dos sentidos políticos de um dos eventos mais discutidos e menos compreendidos de nossa experiência recente. Muito se escreveu e falou sobre os acontecimentos de junho de 2013, com interpretações entusiastas ou apocalípticas, que viram no ciclo de protestos que sacudiu o país o despertar de uma esquerda renovada ou a nascente da direita mais retrógrada. Voz incontornável em nosso debate público, a socióloga Angela Alonso estudou o tema sistematicamente desde sua eclosão. Em Treze, ela analisa a experiência dos governos petistas e sua relação tensa com a sociedade organizada, expressa no teatro da rua. Junho de 2013 foi composto por muitos movimentos, de orientação distinta e com agendas próprias, atuando simultaneamente. Para Alonso, o ponto em comum, à esquerda ou à direita, era a contestação os governos do PT…
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (29 maio 2023); Páginas: 406 páginas; ISBN-13: 978-8535934571; ASIN: B0C26X33SV
Clique na imagem para ler trecho
Biografia do autor: ANGELA ALONSO é professora titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Cebrap. Colunista da Folha de S.Paulo, é autora de Ideias em movimento (Paz e Terra, 2002) e, pela Companhia das Letras, Joaquim Nabuco (2007) e Flores, votos e balas (2015), também publicado como The Last Abolition (Cambridge, 2022).