Livro ‘Todos os Nossos Ontens’ por Natalia Ginzburg

Baixar PDF 'Todos os Nossos Ontens' por Natalia Ginzburg

Publicado em 1952 e ambientado nos anos do fascismo na Itália, este comovente romance transita entre as miudezas do cotidiano e os grandes eventos que mudam os rumos da História. Precursor de romances como Léxico familiar e Caro MicheleTodos os nossos ontens se inicia com uma casa, uma rotina, uma família. O tempo passa, o ritmo cotidiano é rompido por mortes, encontros, casamentos, gestações. A cada ruptura, surgem novas rotinas, e então a voz em terceira pessoa se mistura ao olhar de Anna, a caçula, que se surpreende com o modo do hoje virar ontem; parece que uma eternidade separa a vida de antes e a nova que surge. Não são apenas os nascimentos e as mortes que mudam a percepção do tempo. Até certo ponto, parecia que o fascismo não acabaria nunca, e então começa a se ouvir no rádio sobre a invasão da Polônia, e sobre a linha Maginot, que parecia intransponível. Mas os nazistas a ultrapassam…

Editora: ‎Companhia das Letras; 1ª edição (2 agosto 2023); Páginas: ‎361 páginas; ISBN-13: 978-8535934557; ASIN: B0C7YDXN4C

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: NATALIA GINZBURG nasceu em 1916, em Palermo, mas cresceu em Turim, em um ambiente fortemente antifascista. Seu primeiro marido, Leone Ginzburg, com quem teve três filhos, integrou a Resistência e foi assassinado pelos ocupantes nazistas em 1944. Nome central da literatura italiana do século XX, Natalia trabalhou na editora Einaudi ao lado de Cesare Pavese e Italo Calvino. Escreveu contos, romances, ensaios e peças de teatro. É autora de As pequenas virtudes (1962), Léxico familiar (1963), Caro Michele (1973), entre outros, todos publicados pela Companhia das Letras. Morreu em Roma, em 1991.


Tags: , ,