
Com apresentação de Marcela Ceribelli, Quando Deus era mulher é um livro inédito no Brasil que resgata a história do culto à Grande Deusa, predominante em várias culturas antigas. Fruto de quase uma década de pesquisa da autora Merlin Stone, a obra revela como sociedades matriarcais e matrilineares, centradas em deidades femininas, foram gradualmente suprimidas com a ascensão de religiões patriarcais. As sacerdotisas dessas culturas lideravam, guerreavam e dominavam saberes medicinais, mas foram posteriormente retratadas como prostitutas ou bruxas. O livro mostra como essa tradição foi silenciada, mas nunca extinta. Stone argumenta que a força da cultura da deusa resiste ao patriarcado e se faz cada vez mais presente na atualidade.
Editora: Goya; 1ª edição (30 novembro 2022); Páginas: 304 páginas; ISBN-10: 8576575302; ISBN-13: 978-8576575306; ASIN: B0BLCZM5Q2
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Merlin Stone nasceu em Nova York, em 1931, e formou-se em Arte pela Universidade de Buffalo em 1958, quando iniciou seu interesse por arqueologia e religiões antigas. Atuou como escultora e professora até 1967 e lecionou na Universidade de Berkeley entre 1968 e 1972. Após quase uma década de estudos, lançou The Paradise Papers em 1976, posteriormente intitulado When God Was a Woman nos EUA, tornando-se referência na teologia feminina. A obra influenciou o movimento feminista e foi base para o documentário Goddess Remembered (1989). Stone também escreveu Ancient Mirrors of Womanhood, além de contos, ensaios e 3,000 Years of Racism. Suas ideias, consideradas radicais por alguns, desafiam visões tradicionais sobre a Antiguidade. Faleceu em 2011, na Flórida.
Marcela Ceribelli é autora, diretora criativa e fundadora da Obvious, plataforma de conteúdo que se tornou referência em felicidade feminina. Seu primeiro livro, Aurora: O Despertar da Mulher Exausta, foi um best-seller, semifinalista do Prêmio Jabuti e lançado em Portugal em 2025. Em seu segundo livro, Sintomas – e o que mais aprendi quando o amor me decepcionou, Marcela mergulha em reflexões sobre afetos, espera e autoconhecimento. Apresentadora do podcast Bom dia, Obvious, um dos mais ouvidos do Brasil, foi eleita pela Bloomberg Línea como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina.