Livro ‘Pedagogias das Travestilidades’ por Maria Clara Araújo dos Passos

Baixar PDF 'Pedagogias das Travestilidades' por Maria Clara Araújo dos Passos

Pedagogias das Travestilidades registra as estratégias que as travestis têm a ensinar ao Brasil sobre desestabilizar regimes de opressão. Em Pedagogias das Travestilidades, a educadora e ativista Maria Clara Araújo dos Passos registra a luta do Movimento de Travestis e Mulheres Transexuais no Brasil, para assegurar que o Estado perceba essa comunidade como digna e lhe garanta os direitos sociais e políticos. Para isso, a autora documenta o saber que vem sendo produzido, desde 1979 até a atualidade, por esse coletivo, desde seu início, nas ruas, até sua chegada ao espaço privilegiado da academia. A publicação deste livro no Brasil – que desde 2008 lidera o terrificante ranking de assassinato de travestis e pessoas transexuais – é importante para afirmar que a existência dessas pessoas não apenas é possível, mas essencial para que a cidadania seja exercida de forma plena…

Editora: ‎Civilização Brasileira; 1ª edição (12 setembro 2022); Páginas: ‎128 páginas; ISBN-10: 6558020742; ISBN-13: 978-6558020745; ASIN: B0B69HRKXM

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: Maria Clara Araújo dos Passos (PE, 1996) é bacharel em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestranda em Educação (Sociologia da Educação) pela Universidade de São Paulo (FE/USP). Especialista em Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos pela Clacso/Flacso, possui Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos pelo Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas do Hutchins Center, na Harvard University. Tem abordado temáticas como intersecções entre (identidade de) gênero e raça, currículos decoloniais, movimentos sociais progressistas na América Latina, transfeminismos e, mais recentemente, movimentos transnacionais de extrema direita e suas agendas educacionais antigênero.

Por: ,