Livro ‘História Social da Beleza Negra’ por Giovana Xavier

Baixar PDF 'História social da beleza negra' por Giovana Xavier

Ao traçar paralelos entre Brasil e Estados Unidos, História social da beleza negra relaciona racismo e indústria da beleza, evidenciando as raízes sociais desse conceito sutil da subjetividade feminina negra e do que é considerado belo. Neste livro, a historiadora e teórica do feminismo negro Giovana Xavier explora o surgimento de uma indústria cosmética voltada para a mulher negra nos Estados Unidos na virada do século XIX ao XX, período de normatização agressiva da brancura como padrão de beleza universal, de popularização da eugenia e de difusão de valores associados à ideia de supremacia branca. É uma época infame, do sistema Jim Crow de segregação racial, da usurpação do direito ao voto da população negra, dos linchamentos. Nesse contexto, proliferam produtos para clareamento da pele, para alisar cabelo, para ter “boa compleição” ou “melhorar a aparência”. Todavia, ela alerta contra simplismos…

Editora: ‎Rosa dos Tempos; 1ª edição (16 agosto 2021); Páginas:‎ 160 páginas; ISBN-10: ‎6589828016; ISBN-13: ‎978-6589828013

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: Giovana Xavier é ariana, mãe, candomblecista e ativista científica dedicada à produção de conhecimentos relacionados à história intelectual de mulheres negras. Teórica feminista negra, possui pós-doutorado (UFF) e doutorado (Unicamp/New York University) em História Social, é professora de Prática de Ensino de História e coordenadora do Grupo Intelectuais Negras na Faculdade de Educação da UFRJ. Por meio de sua rede social, @pretadotora, realiza um trabalho intelectual de produção de conteúdos sobre autocuidado, maternidade, vida acadêmica sob a perspectiva de mulher negra. Possui diversos livros publicados que abordam temas como gênero, raça e escrita na primeira pessoa, entre eles Maria de Lourdes Vale Nascimento: uma intelectual negra do pós-abolição (EdUFF). Atualmente é líderes apoiada pelo Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras Marielle Franco, do Fundo Baobá para Equidade Racial.


Tags: ,