Livro ‘Direito à Vagabundagem’ por Isabelle Eberhardt

Baixar PDF 'Direito à Vagabundagem' por Isabelle Eberhardt

Nesta coletânea de textos da viajante Isabelle Eberhardt, precedida por um ensaio da pesquisadora e organizadora Paula Carvalho, temos a chance de mergulhar na mente dessa personagem que desafiou os limites impostos por sua nacionalidade, seu gênero e seu tempo e de descontaminar nosso olhar das vivências ocidentais, capitalistas, coloniais, sexistas e binárias para compreender a vagabundagem como uma narrativa de experimentação da liberdade. Conhecer a vida de Eberhardt é uma viagem, seja ela no espaço, no tempo ou pelas mais diversas teorias que rondam sua trajetória. Nascida em 1877 numa família russa radicada na Suíça, Eberhardt viveu em Genebra até o início da vida adulta, quando se mudou para a Argélia. Errante por excelência, perambulou pelo norte do Magrebe africano, descrevendo nos textos que publicava na imprensa francesa o dia a dia e as particularidades da região sob o domínio da colonização francesa…

Editora: ‎Fósforo Editora; 1ª edição (24 agosto 2022); Páginas: ‎280 páginas; ISBN-10: 658973366X; ISBN-13: 978-6589733669; ASIN: B0BK5TMSVD

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: Isabelle Eberhardt nasceu em 1877, na Suíça. Aos vinte anos, viaja com sua mãe para a Argélia, onde passa a escrever também com um pseudônimo masculino: Si Mahmoudi Saadi. Durante sete anos, foi jornalista e andarilha, e experimentou o vaivém entre as fronteiras não só de países, mas de gênero, etnia e religião. Europeia que se converteu ao Islã, faleceu de modo trágico em 1904. É historiadora, jornalista, editora da revista Quatro Cinco Um e colaboradora do blog da editora Tabla. Mestre em história pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), estuda viajantes, principalmente os disfarçados.


Tags: , ,