Livro ‘Bioy & Borges – Obra completa’ por Vários autores

Um acontecimento literário. A história de uma profunda amizade. Um diálogo vigoroso. Pela primeira vez num único volume tudo o que escreveram juntos dois dos autores latino-americanos mais influentes de todos os tempos. Este livro reúne todos os romances, contos, crônicas e textos esparsos que os argentinos Adolfo Bioy Casares e Jorge Luis Borges escreveram juntos durante meio século. É o registro da mais emblemática parceria da história da literatura e, sobretudo, a história de uma amizade intensa. Quando se conheceram, no início da década de 1930, Bioy tinha dezessete anos, e Borges, pouco mais de trinta. Borges conta que um dos principais acontecimentos de sua vida foi o início dessa relação. A partir de então, e por muito tempo, passaram a se encontrar quase que diariamente para discutir textos, inventar e aperfeiçoar personagens e tramas. Bioy escrevia e ambos debatiam o enredo, norteados por uma série de regras…

Editora: ‎Companhia das Letras; 1ª edição (21 agosto 2023); Páginas: ‎536 páginas; ISBN-13: 978-8535934953; ASIN: B0C7Y8VYT7

Clique na imagem para ler trecho

Biografia do autor: ADOLFO BIOY CASARES nasceu em Buenos Aires em 15 de setembro de 1914. Dedicado desde muito jovem à literatura, a publicação de A invenção de Morel, em 1940, marca o início de uma vasta carreira literária que se desenvolveu no conto, no romance, no ensaio, no diário e em trabalhos em colaboração com a escritora Silvina Ocampo, com quem foi casado, e com Jorge Luis Borges. Entre seus principais livros estão O sonho dos heróis, Diário da guerra do porco, A trama celeste, Plano de evasão, História prodigiosa, Grinalda de amores e Dormir ao sol. Recebeu os prêmios Nacional de Literatura, de Honra da Sociedade Argentina de Escritores, o Internacional Alfonso Reyes, o Cervantes, entre outros. Morreu em Buenos Aires em 8 de março de 1999. JORGE LUIS BORGES nasceu em Buenos Aires em 24 de agosto de 1899. Entre 1914 e 1921 viveu com sua família na Europa. De volta à Argentina, fundou as revistas Prisma e Proa e escreveu livros como Fervor de Buenos Aires e História universal da infâmia. Nas décadas seguintes, publicou os contos que lhe trariam reconhecimento mundial. Foi presidente da Sociedade Argentina de Escritores, diretor da Biblioteca Nacional, membro da Academia Argentina de Letras e professor da Universidade de Buenos Aires. Recebeu o título de doutor honoris causa das universidades de Columbia, Yale, Oxford, Michigan, Santiago de Chile, Sorbonne e Harvard. Entre seus principais livros estão Ficções, O aleph, O livro de areia e História da eternidade. Ganhou, entre outros, o prêmio Nacional de Literatura e o Cervantes. Morreu em Genebra em 1986.


Tags: , , , , , , ,