Livro ‘Adeus, senhor Portugal’ por Rafael Cariello & Thales Zamberlan Pereira

Baixar PDF 'Adeus, senhor Portugal' por Rafael Cariello & Thales Zamberlan Pereira
Crise do absolutismo e a Independência do Brasil

Uma nova e original história da Independência, a partir de rigorosa pesquisa e amplo diálogo com a historiografia. Nas primeiras décadas do século XIX, o Império português testemunhou profundo agravamento do déficit fiscal. O aumento nas despesas, principalmente em gastos militares, constrangia orçamentos de várias monarquias europeias desde o século XVIII, e não seria diferente no caso luso, depois do início das Guerras Napoleônicas e, um pouco mais tarde, da transferência da família real para o Rio de Janeiro. A falta de pagamentos de servidores civis e militares e a emissão desenfreada de papel-moeda, que gerava inflação e impactava severamente os preços de alimentos, compunham o caldo de insatisfações dos súditos de d. João VI em Portugal e no Brasil no final da década de 1810…

Editora: ‎Companhia das Letras; 1ª edição (29 agosto 2022); Páginas: ‎416 páginas; ISBN-10: 6559211053; ISBN-13: 978-6559211050; ASIN: B0B6DC1DJ3

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: RAFAEL CARIELLO é jornalista. Formou-se em história pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez mestrado em antropologia social pela London School of Economics (2008). Foi repórter e editor da Folha de S.Paulo e da revista piauí. THALES ZAMBERLAN PEREIRA é professor da Escola de Economia de São Paulo (EESP-FGV). Formou-se em ciências econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria e fez doutorado em economia pela Universidade de São Paulo.

Marcações: , ,