Livro ‘A Última Filha’ por Fatima Daas

Em linguagem fragmentada e ritmo de rap, slam e oração, Fatima Daas estreia com A última filha, misto de ficção e memória que explora identidade, fé e desejo entre mulheres.

Em ritmo cadenciado, ecoando o rap ou o slam, ou ainda as rezas do alcorão, Fatima Daas mescla experiências pessoais e ficção num livro que desafia as convenções da literatura. Um romance? Um poema em prosa? Um ensaio ficcional? A linguagem fragmentada costura memórias, questionamentos e confissões, revelando a busca por uma identidade própria, que se debate entre a pressão familiar e a da religião, os desejos e a experiência de amor com outras mulheres. Com A última filha, a autora estreou no meio literário francês em 2020, sendo logo celebrada como autora revelação.

Editora:Bazar do Tempo; 1ª edição (19 maio 2022); Páginas: ‎184 páginas; ISBN-10: 6586719976; ISBN-13: 978-6586719970; ASIN: B0B1944WQP

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Fatima Daas nasceu em 1995, em Saint-Germain-en-Laye, nos arredores de Paris. Filha mais nova de uma família argelina e muçulmana, cresceu em Clichy-sous-Bois, na periferia de Paris. Começou a escrever ainda no colégio e participou de oficinas literárias com o autor Tanguy Viel. Formou-se em escrita criativa pela Universidade Paris 8. Seu romance de estreia, A última filha (La Petite Dernière, 2020), foi escrito durante o mestrado e lhe rendeu prêmios como o Prix des Inrockuptibles e o Haus der Kulturen der Welt. Daas se identifica como lésbica e feminista interseccional, e sua escrita explora temas como identidade, fé, sexualidade e pertencimento.

Tags: ,