Livro ‘A Linha de Sombra’ por Joseph Conrad

Joseph Conrad leva os leitores em uma jornada épica pelo mar, enquanto um jovem marinheiro enfrenta desafios e mistérios como capitão de um navio mercante após a morte do comandante. "A linha de sombra" é uma obra que mergulha na psicologia do protagonista e na transição da juventude para a maturidade.

Quando decide deixar para trás a vida no mar, um jovem marinheiro é designado para uma tarefa inesperada. Embora inexperiente, assume o posto de capitão de um navio mercante cujo velho e excêntrico comandante havia falecido por razões misteriosas. Ao alçar da âncora, a embarcação toma o rumo do isolamento do alto-mar, e o jovem capitão enfrenta circunstâncias desafiadoras que beiram o absurdo. Em A linha de sombra, Joseph Conrad nos proporciona um mergulho no interior do protagonista e nos cativa tanto pela brilhante construção psicológica do personagem quanto pela destreza com que elabora suas impressões ao longo da estranha jornada. O escritor valeu-se de sua vivência na Marinha Mercante Britânica para figurar a experiência do homem diante do mar, aqui cenário de uma travessia épica que reflete a passagem da juventude para o amadurecimento…

Editora: ‎Nova Fronteira (30 agosto 2023); Páginas: ‎173 páginas; ISBN-13: 978-6556406596; ASIN: B0CGW1YCLN

Clique na imagem para ler trecho

Biografia do autor: Joseph Conrad nasceu em 1867, na Ucrânia. Aos 11 anos, ficou órfão e, aos 21 anos, juntou-se a um navio britânico como aprendiz. Ficou na Marinha por duas décadas, o que permitiu que conhecesse diversos países. Essa experiência serviu de matéria-prima para sua produção literária, além de ter lhe rendido a cidadania britânica em 1886. Em 1894, Conrad havia alcançado a posição de capitão, porém decidiu abandonar o mar para focar na publicação do seu primeiro romance, “A loucura de Almayer” (1895), ao qual ele havia se dedicado por seis longos anos. Ainda quando criança, via o pai traduzir Shakespeare, mas só depois de adulto aprendeu a língua inglesa. E foi nesse idioma que Conrad escreveu sua prolífica obra, que abarca romances, novelas, ensaios e livros de memórias. Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se “O coração das trevas” (1899), “Lord Jim” (1900) e “A linha de sombra” (1917). O escritor faleceu em 1924, na Inglaterra.


Tags: ,