Livro ‘A Descoberta do Frio’ por Oswaldo de Camargo

Baixar PDF 'A Descoberta do Frio' por Oswaldo de Camargo

Um frio que assola apenas negros. Um sopro gélido que fez um número incalculável deles desaparecer. Um fenômeno que ninguém acredita ser possível. Este é o pano de fundo deste breve e instigante livro de Oswaldo de Camargo. Publicada pela primeira vez em 1978, A descoberta do frio é uma grande referência na obra de Oswaldo de Camargo. A provocadora novela relata o surgimento de um frio — algo absurdo, algo inimaginável sob o calor de setembro — que faz um número incalculável de negros desaparecer e no qual ninguém acredita. Cabe a Zé Antunes, protagonista da história, tentar convencer as pessoas da cidade de sua existência. Tudo o que consegue, porém, é indiferença, palavra-chave para esta narrativa. Assim como em O carro do êxitoA descoberta do frio é um registro que extrapola a ficção para eternizar poetas, jornalistas, ativistas de imensurável valor histórico para o movimento negro…

Editora: ‎Companhia das Letras; 1ª edição (14 julho 2023); Páginas: ‎136 páginas; ISBN-13: 978-8535934519; ASIN: B0C4Z3KQD1

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: OSWALDO DE CAMARGO nasceu em Bragança Paulista (SP), em 1936. Foi revisor do jornal O Estado de S. Paulo, redator do Jornal da Tarde, diretor de cultura da Associação Cultural do Negro e um dos principais colaboradores de periódicos da imprensa negra. Dele, a Companhia das Letras publicou O carro do êxito, 30 poemas de um negro brasileiro e A descoberta do frio. 


Tags: , ,