Um frio que assola apenas negros. Um sopro gélido que fez um número incalculável deles desaparecer. Um fenômeno que ninguém acredita ser possível. Este é o pano de fundo deste breve e instigante livro de Oswaldo de Camargo. Publicada pela primeira vez em 1978, A descoberta do frio é uma grande referência na obra de Oswaldo de Camargo. A provocadora novela relata o surgimento de um frio — algo absurdo, algo inimaginável sob o calor de setembro — que faz um número incalculável de negros desaparecer e no qual ninguém acredita. Cabe a Zé Antunes, protagonista da história, tentar convencer as pessoas da cidade de sua existência. Tudo o que consegue, porém, é indiferença, palavra-chave para esta narrativa. Assim como em O carro do êxito, A descoberta do frio é um registro que extrapola a ficção para eternizar poetas, jornalistas, ativistas de imensurável valor histórico para o movimento negro…
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (14 julho 2023); Páginas: 136 páginas; ISBN-13: 978-8535934519; ASIN: B0C4Z3KQD1
Clique na imagem para ler trecho
Biografia do autor: OSWALDO DE CAMARGO nasceu em Bragança Paulista (SP), em 1936. Foi revisor do jornal O Estado de S. Paulo, redator do Jornal da Tarde, diretor de cultura da Associação Cultural do Negro e um dos principais colaboradores de periódicos da imprensa negra. Dele, a Companhia das Letras publicou O carro do êxito, 30 poemas de um negro brasileiro e A descoberta do frio.