Livro ‘Ubu Rei’ por Alfred Jarry

Baixar PDF 'Ubu Rei' por Alfred Jarry

A peça Ubu Rei foi encenada pela primeira vez em 1888. Desde então, Pai Ubu, o protagonista, encarnou a alegoria do político grotesco, estúpido, intratável, que se torna rei trapaceando e governa na base de atrocidades contra o povo e aliados. Com tradução inédita dos irmãos Bárbara e Gregório Duvivier, esta edição comemorativa tem projeto gráfico de Elaine Ramos, com lâminas interpostas no miolo com manuscritos e reproduções de artistas das vanguardas – como Dora Maar, Miró, Lina Bo Bardi, Max Ernst, Picasso e Raymond Savignac. O volume ainda tem uma fortuna crítica com textos de Firmin Gémier (ator da primeira encenação da peça), Guillaume Apollinaire, Michel Foucault, Otto Maria Carpeaux, além de escritos do próprio Jarry.

Editora: ‎Ubu Editora; Livro-objeto edição (29 novembro 2021); Páginas: ‎168 páginas; ISBN-13: 978-6586497700; ASIN: B09ML2M3T2

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: Alfred Jarry, renomado dramaturgo, romancista e poeta, é mais lembrado por sua peça “Ubu Rei”, que estreou em 1896 e causou sensação em Paris, contribuindo para cimentar sua imagem de enfant terrible. Sua reputação era igualmente alimentada por seu consumo de álcool e drogas, e sua vida foi tragicamente curta, encerrada aos 34 anos em 1907. Sua influência foi fundamental para os escritores surrealistas, dadaístas e do Teatro do Absurdo, com admiradores ilustres como Marcel Duchamp, Pablo Picasso e André Breton, entre outros artistas e escritores. Jarry é creditado como o inventor da “Patafísica”, uma espécie de “ciência das soluções imaginárias”, explorada em sua obra “Gestos e Opiniões do Doutor Faustroll, Patafísico” (1911). Além disso, ele deixou para trás uma série de outras obras significativas. Curiosamente, Jarry era um entusiasta da bicicleta, que ele considerava como “um prolongamento mineral do sistema ósseo do homem”. Ele escreveu extensivamente sobre esse tópico, embora tenha ficado famoso por não pagar pela sua Clément Luxe 96, um episódio amplamente conhecido. Também era costumeiro vê-lo portando uma pistola, que posteriormente foi adquirida por Picasso após a morte de Jarry. Gregório Byington Duvivier é um ator, humorista, roteirista e escritor brasileiro. Ficou conhecido pelo seu trabalho no cinema e no teatro e, a partir de 2012, destacou-se como um dos criadores das esquetes do canal Porta dos Fundos, no YouTube.


Tags: , , , , , , ,