Alguns fatos curiosos sobre o Titanic, 107 anos após seu naufrágio (+ Fotos)

O naufrágio do Titanic foi uma das maiores tragédias da história moderna, com apenas 710 sobreviventes dos 2.224 a bordo.

Na noite de 14-15 abril de 1912, na primeira viagem do transatlântico Titanic, o orgulho da companhia de navegação White Star Linha afundou para se tornar uma das maiores destruições em tempo de paz.

Nesse episódio, 1.514 pessoas morreram e apenas 710 sobreviveram.  

Entre os fatos sempre mencionado sobre o navio gigante sabe-se que sua construção levou três anos, que os seus passageiros foram algumas das pessoas mais ricas do mundo viajando, que uma grande parte de imigrantes escandinavos e britânicos com a intenção de chegar Nova York e que houve uma série de erros cometidos durante o acidente.

No final de 107 anos do trágico evento, compartilhamos alguns fatos curiosos em torno do evento e seus protagonistas.

Fatos curiosos sobre o Titanic.

As pessoas da terceira classe foram as primeiras a morrer .

Os sobreviventes: Dos 329 passageiros da primeira classe, 199 sobreviveram e 130 morreram. Na segunda classe 119 foram salvos e 166 morreram, e na terceira salvo-se 174 e morreram 536. Da tripulação sobreviveu apenas 214 de 899.

Os passageiros.

Violet Jessop e seus três naufrágios

Fatos curiosos sobre o Titanic.
Violet Jessop

Esta jovem sobreviveu aos três acidentes experimentados pelos três melhores navios da companhia de navegação White Star ou, o que é o mesmo, talvez os três melhores navios de uma época.

Em 1911 saiu ilesa do acidente do Olympic, que quase afundou depois de um internato fortuito; sobreviveu ao naufrágio do Titanic, em 1912, e foi salva do naufrágio do Britannic, afundado em 1916 durante a Primeira Guerra Mundial. Três navios irmãos, pertencentes à classe olímpica.

Jessop continuou trabalhando em navios até 1950. Ele morreu em 1971 quando tinha 84 anos de idade.

Fatos curiosos sobre o Titanic.

Alguns dos homens que foram salvos foram rejeitados pelas pessoas por terem sobrevivido enquanto muitos outros haviam morrido. Eles os acusaram de covardia.

Muitos sabiam que não sobreviveriam

Fatos curiosos sobre o Titanic.
John Jacob Astor IV 

John Jacob Astor IV foi o passageiro mais rico a bordo. Tinha um patrimônio líquido estimado em US $ 85 milhões. (Hoje são cerca de US $ 2 bilhões.) Ele estava viajando com sua esposa grávida, a quem ajudou a carregar em um barco salva-vidas através de uma janela lateral.

Segundo o testemunho da esposa:
Ele lhe disse:
“O mar está calmo. Estará bem. Você está em boas mãos. Vejo você de manhã.
Essas foram suas últimas palavras para ela. Ele morreu quando o navio afundou.

Fatos curiosos sobre o Titanic.
Bruce Ismay

Bruce Ismay, o proprietário do Titanic.
Por essa mesma razão, Bruce Ismay, o dono do navio, perdeu sua posição e prestígio na White Star Line devido ao quanto a opinião pública o detestava.

Até sua morte, as pessoas ao seu redor eram estritamente proibidas de falar sobre o Titanic em sua presença.

Havia apenas um japonês a bordo do transatlântico. Masabumi Hosono estava voltando ao seu país depois de ter estudado os sistemas ferroviários da Europa. Ele foi salvo porque conseguiu ouvir que havia dois lugares em um bote salva-vidas.

O chef de confeitaria do Titanic, Charles Joughin, conseguiu sobreviver porque, uma vez ocorrida a colisão com o iceberg, ele decidiu beber várias bebidas. O álcool em seu corpo o manteve vivo enquanto ele flutuava na água até que ele foi resgatado.

O passageiro mais novo

Fatos curiosos sobre o Titanic.
Millvina Dean

O passageiro mais novo (e também o último sobrevivente) era uma bebê de 2 meses chamada Millvina Dean. Seu pai morreu no desastre. No final de sua vida, ela teve dificuldades financeiras e Cameron, DiCaprio e Winslet lhe deram ajuda. Ela morreu em 31 de maio de 2009, com 97 anos.

Uma estrela de cinema mudo

Fatos curiosos sobre o Titanic.
Dorothy Gibson

Uma das passageiras foi Dorothy Gibson, uma estrela de cinema mudo que iria estrelar em um filme chamado Saved from the Titanic, no mesmo ano, a partir do qual ela escreveu o roteiro. O vestido da foto era o mesmo vestido que ela usava na noite do naufrágio.

Fatos curiosos sobre o Titanic.
Tripulantes

Havia 908 tripulantes a bordo do Titanic. A porcentagem de tripulantes que morreram foi maior do que os mortos na segunda e terceira classe. Muitos deles foram perdidos quando as salas das caldeiras foram inundadas no impacto inicial; outros foram mortos tentando salvar passageiros dos conveses inferiores. Os cinco carteiros morreram tentando salvar a correspondência que haviam sido contratados para proteger.

Entre as encomentdas havia um carro (Renault), quatro caixas de ópio para um destinatário desconhecido e, muito provavelmente, uma caixa com diamantes, no valor de 300 milhões de dólares da época, de propriedade da empresa Sul-Africano De Beers. Ninguém os reivindicou.

Outra caixa com objetos egípcios antigos para um museu em Denver deu origem a lendas pitorescas sobre maldições.

Fatos curiosos sobre o Titanic.

Após a catástrofe do Titanic foi aplicada uma regra que ainda é válida hoje: os navios de cruzeiro são obrigados a transportar botes salva-vidas suficientes para economizar 25% a mais da passagem total.

Do fundo do mar

Em 20 de abril de 1999, após 87 anos de silêncio, a poderosa sirene do Titanic ressoou. Ele fez isso duas vezes antes de mais de cem mil pessoas que vieram para ouvir o evento histórico que aconteceu em Saint Paul, a capital de Minnesota. O artefato foi resgatado por um submarino em 1993.

Siren, bronze e 340 quilos de peso, é um dos milhares de objetos recuperados dos destroços devido sua localização, a 01 setembro de 1985, pelo famoso expedição francesa americano liderado pelo oceanógrafo Robert D. Ballard e francês Jean Louis Michel, do Institut français de recherche pour l’exploitation de la mer (Ifremer).

Operação militar e não científica?

A descoberta do Titanic escondeu um segredo militar que deixou de existir. Durante anos, a expedição que resultou na localização do navio foi apresentada como resultado de uma expedição científica. Mas isso não era verdade. Em 2008 eles foram desclassificados documentos que revelaram que o alvo real que mudou rastreamento do fundo do mar, usando um revolucionário sonar de varredura foi à procura de dois submarinos nucleares da Marinha dos EUA destruiu o Tresher e Scorpion.

Protegido pela Unesco

O titânico é submerso a 3 800 metros sob as águas do alto mar, ou seja, em águas internacionais, portanto nenhum Estado pode reivindicar a jurisdição exclusiva do local e está sob a proteção da Unesco.

O Titanic vai desaparecer do fundo do mar

A penúltima contribuição da ciência é que o navio morre definitivamente. Existe uma bactéria, chamada Halomonas titanicae, descoberta em 2010, que parece estar matando o mito. A suspeita dos estudiosos é que esta bactéria é uma ameaça para as estruturas metálicas submersas e, portanto, para os restos da embarcação. Eles dizem que o microorganismo adere facilmente às superfícies de aço, criando formas de ferrugem – das quais o Titanic está cheio – que aumentam a corrosão. Se assim for, é difícil atingir o seu bicentenário com os seus restos ainda presentes no fundo do mar.

No entanto, há tantas curiosidades que não transcenderam o naufrágio, cuja história conseguiu chegar ao cinema. Em seguida, 10 deles:

1- A bordo do Titanic, entre a tripulação e os passageiros, 2.223 pessoas viajaram. Destes, apenas 706 pessoas sobreviveram: 492 passageiros e 214 tripulantes. Da água, 333 corpos sem vida foram retirados.

2- Somente em 1985 foi descoberto o local onde o RMS Titanic havia permanecido. Segundo a Unesco , foi encontrado em 1 de setembro a uma distância de aproximadamente 340 milhas náuticas ao largo da costa de Newfounland, no Canadá.

3- A tripulação recebeu cinco advertências de gelo naquele dia, mas o navio continuou sua jornada a 41 km/h. O confronto contra o iceberg ocorreu às 23h40 da noite de domingo, 14 de abril, e às 2h20 da manhã de segunda-feira a gigante de aço desapareceu sob as águas, que registravam 1 ° C abaixo de zero.

4 – O livro Futility, de Morgan Robertson, previa o naufrágio do Titanic em 1898. O trabalho narra o naufrágio de um transatlântico portentoso em circunstâncias incrivelmente semelhantes às reais. 5- Um dos passageiros transatlânticos foi a estrela do cinema mudo, Dorothy Gibson, que no mesmo ano do naufrágio iria estrelar um filme chamado Saved from the Titanic. Ela escreveu o roteiro, como ela também usou seu guarda-roupa: o mesmo vestido que ela usava na noite do naufrágio.

5 – O capitão do Titanic foi chamado Edward Smith, ele estava navegando no mar há 43 anos. Além disso, ele havia dirigido um total de 18 embarcações durante sua carreira.6- O último sobrevivente morreu em maio de 2009, aos 97 anos de idade. Seu nome era Millvina Dean; Eu tinha 9 semanas de idade quando estava viajando no navio.

6 – No Titanic, devido às superstições, não havia camarotes com o número 13: a ideia era evitar a má sorte.

7 – O custo do filme sobre o naufrágio, dirigido por James Cameron, foi de 200 milhões de dólares. Uma quantia maior do que custou para construir o próprio Titanic. O navio valia 7,5 milhões de dólares de seu tempo, o equivalente a cerca de 130 milhões de dólares de 1997, ano em que ele fez o filme.