
Com apresentação de Marcela Ceribelli, Quando Deus era mulher é um livro inédito no Brasil que resgata a história do culto à Grande Deusa, predominante em várias culturas antigas. Fruto de quase uma década de pesquisa da autora Merlin Stone, a obra revela como sociedades matriarcais e matrilineares, centradas em deidades femininas, foram gradualmente suprimidas com a ascensão de religiões patriarcais. As sacerdotisas dessas culturas lideravam, guerreavam e dominavam saberes medicinais, mas foram posteriormente retratadas como prostitutas ou bruxas. O livro mostra como essa tradição foi silenciada, mas nunca extinta. Stone argumenta que a força da cultura da deusa resiste ao patriarcado e se faz cada vez mais presente na atualidade.
Editora: Goya; 1ª edição (30 novembro 2022); Páginas: 304 páginas; ISBN-10: 8576575302; ISBN-13: 978-8576575306; ASIN: B0BLCZM5Q2
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Merlin Stone nasceu em Nova York, em 1931, e formou-se em Arte pela Universidade de Buffalo em 1958, quando iniciou seu interesse por arqueologia e religiões antigas. Atuou como escultora e professora até 1967 e lecionou na Universidade de Berkeley entre 1968 e 1972. Após quase uma década de estudos, lançou The Paradise Papers em 1976, posteriormente intitulado When God Was a Woman nos EUA, tornando-se referência na teologia feminina. A obra influenciou o movimento feminista e foi base para o documentário Goddess Remembered (1989). Stone também escreveu Ancient Mirrors of Womanhood, além de contos, ensaios e 3,000 Years of Racism. Suas ideias, consideradas radicais por alguns, desafiam visões tradicionais sobre a Antiguidade. Faleceu em 2011, na Flórida.
Marcela Ceribelli é autora, diretora criativa e fundadora da Obvious, plataforma de conteúdo que se tornou referência em felicidade feminina. Seu primeiro livro, Aurora: O Despertar da Mulher Exausta, foi um best-seller, semifinalista do Prêmio Jabuti e lançado em Portugal em 2025. Em seu segundo livro, Sintomas – e o que mais aprendi quando o amor me decepcionou, Marcela mergulha em reflexões sobre afetos, espera e autoconhecimento. Apresentadora do podcast Bom dia, Obvious, um dos mais ouvidos do Brasil, foi eleita pela Bloomberg Línea como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina.
Livros relacionados
Livro 'Com amor, Freddie: A vida e o amor secreto de Fr...
Livro 'Coisa de Rico: A vida dos endinheirados brasilei...
Livro 'Análise' por Vera Iaconelli
Livro 'O Nazista e o Psiquiatra' por Jack El-Hai