
Em A incrível viagem das plantas, o neurobiólogo italiano Stefano Mancuso apresenta relatos fascinantes sobre a capacidade de movimento e migração das plantas, fenômeno frequentemente ignorado. Assim como os seres humanos, elas viajam pelo mundo para sobreviver, se adaptar, transformar ambientes ou simplesmente explorar novos espaços. Combinando ciência e literatura, Mancuso narra histórias de plantas que se valem dos animais para se deslocar, de espécies que aprenderam a rolar, voar ou nadar, e até de vegetais que resistiram a desastres atômicos e às adversidades do tempo. O autor mostra também frutos de surpreendente engenhosidade e versatilidade. Ao longo da leitura, o público é conduzido a perceber as semelhanças e interdependências entre plantas e pessoas, redescobrindo a realidade sob uma nova ótica.
Editora: Ubu Editora; 1ª edição (30 janeiro 2022); Páginas: 160 páginas; ISBN-13: 978-6586497762; ASIN: B09Q8B252R
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Stefano Mancuso, nascido em Catanzaro, Itália, é formado pela Università degli Studi di Firenze, onde fundou o LINV – International Laboratory of Plant Neurobiology, voltado ao estudo da comunicação e sinalização entre plantas. Participou do projeto Plantoid, criando um robô que cresce como uma planta, e lançou uma start-up de biomimética, desenvolvendo a estufa flutuante Jellyfish Barge. Considerado pioneiro da neurobiologia vegetal, recebeu o Prêmio Galileo de divulgação científica. Autor de obras como Revolução das Plantas, A Nação das Plantas, A Incrível Viagem das Plantas e A Planta do Mundo, mostra como o universo vegetal pode inspirar ciência, política, ecologia e tecnologia.
Resumo: Stefano Mancuso mostra em A incrível viagem das plantas como espécies vegetais se movem, adaptam e viajam pelo mundo para sobreviver e transformar ambientes, revelando a surpreendente semelhança entre plantas e humanos.