
“A amiga genial”, primeiro livro da Tetralogia Napolitana de Elena Ferrante, narra a infância e adolescência de Elena Greco e Raffaella Cerullo, duas amigas que crescem em um bairro pobre de Nápoles nos anos 1950. Elena, estudiosa e tímida, é fascinada por Lila, uma menina inteligente, ousada e selvagem. Unidas por uma amizade intensa e competitiva, as duas enfrentam um ambiente marcado por violência, machismo e pobreza. Enquanto os estudos são vistos como uma saída para uma vida melhor, apenas Elena tem apoio familiar para seguir nos estudos, ao contrário de Lila. A obra vai além da amizade, explorando as mudanças sociais e o papel da mulher na Itália do pós-guerra, com uma escrita envolvente que capta as descobertas e tensões do crescimento.
Editora: Biblioteca Azul; 1ª edição (1 maio 2015); Páginas: 336 páginas; ISBN-10: 8525060607; ISBN-13: 978-8525060600; ASIN: B00Y8RQ16I
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Elena Ferrante é o pseudônimo de uma das mais importantes escritoras contemporâneas, nascida na Itália em 1943. Embora mantenha sua identidade em anonimato, sua obra conquistou reconhecimento mundial. É autora de Um amor incômodo, A filha perdida, Dias de abandono, A vida mentirosa dos adultos, do infantil Uma noite na praia e da não ficção Frantumaglia, todos publicados pela Intrínseca, além da aclamada Tetralogia Napolitana, que a consagrou como um dos grandes nomes da literatura do século XXI. Em 2021, recebeu o prêmio Belle van Zuylen e o Sunday Times de Excelência Literária.
Resumo: No pós-guerra, Elena e Lila crescem em Nápoles marcadas por pobreza e violência. Unidas por uma amizade intensa, seguem caminhos diferentes quando apenas Elena continua os estudos.