Livro ‘O anel de Giges: Uma fantasia ética’ por Eduardo Giannetti

0
Em *O Anel de Giges*, Giannetti reflete sobre ética e moral ao imaginar o que faríamos com o poder da invisibilidade. Inspirado em Platão, o autor questiona os limites entre ser e parecer.

Em O Anel de Giges, Eduardo Giannetti parte da fábula de Giges, presente na obra de Platão, para explorar a diferença entre ser e parecer. O livro reflete sobre o que aconteceria se alguém tivesse o poder da invisibilidade, vivendo sem restrições sociais ou morais. Giannetti convida o leitor a questionar sua própria conduta e a desconfiar das motivações internas, examinando como diferentes tradições filosóficas — do platonismo ao cristianismo, de Kant ao utilitarismo — interpretam o desejo humano por plenitude e felicidade diante dessa liberdade radical. A obra provoca uma reflexão acessível e profunda sobre ética, moralidade e a verdadeira natureza do comportamento humano, instigando o leitor a pensar: o que você faria se pudesse agir sem ser visto?

Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (16 novembro 2020); Páginas: 320 páginas; ISBN-10: 8535933956; ISBN-13: 978-8535933956; ASIN: B08MDFCKMX

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Eduardo Giannetti da Fonseca é um economista, filósofo e escritor brasileiro, nascido em 1957 em Belo Horizonte. Formado pela USP e doutor pela Universidade de Cambridge, é conhecido por integrar economia, filosofia e ética em suas obras. Foi professor na USP, Cambridge, Insper e Ibmec. Entre seus livros mais notáveis estão Autoengano, O elogio do vira-lata e outros ensaios e O anel de Giges. Vencedor de dois prêmios Jabuti, também atuou como assessor econômico de Marina Silva. Em 2021, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. É pai do economista Joel Pinheiro da Fonseca.

0

Tags: ,