
Na rígida comunidade puritana de Boston do século XVII, a jovem Hester Prynne tem uma relação adúltera que termina com o nascimento de uma criança ilegítima. Desonrada e renegada publicamente, ela é obrigada a levar sempre a letra “A” de adúltera bordada em seu peito. Hester, primeira autêntica heroína da literatura norte-americana, se vale de sua força interior e de sua convicção de espírito para criar a filha sozinha, lidar com a volta do marido e proteger o segredo acerca da identidade de seu amante. Aclamado desde seu lançamento como um clássico, A letra escarlate é um retrato dramático e comovente da submissão e da resistência às normas sociais, da paixão e da fragilidade humanas, e uma das obras-primas da literatura mundial.
Editora: Penguin; Edição: 1 (4 de agosto de 2011); Páginas: 336 páginas; ISBN-10: 8563560204; ISBN-13: 978-8563560209; ASIN: B009WW4UCG
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: NATHANIEL HAWTHORNE (1804-64) foi um dos maiores romancistas norte-americanos de todos os tempos, autor de obras-primas como A letra escarlate e O fauno de mármore. É considerado um dos expoentes da escola romântica, ou do chamado “romantismo sombrio” do século XIX. Sua obra trata das falhas na natureza humana, abordando a presença do mal no homem e na sociedade em contraste com valores morais elevados e apresentando personagens de grande profundidade psicológica.
Resumo: Na Boston puritana do século XVII, Hester Prynne é marcada pelo adultério, mas enfrenta a exclusão com dignidade. A letra escarlate retrata culpa, resistência e a força feminina diante do julgamento social.