8 Benefícios que a dança proporciona para o corpo e a alma

A dança existe mesmo antes de a história do homem começar a ser escrita – as pessoas dançavam ao redor do fogo, seja para prazer pessoal ou em outras cerimônias, e hoje é um estilo de arte que ainda fascina muitas pessoas, independentemente de raça, idade ou sexo. Mesmo aqueles que dizem que “não gostam de dançar” podem se encontrar curtindo uma leve brisa em uma pista de dança, e se você pensar em começar a dançar mais profissionalmente, temos algumas coisas a lhe dizer para fortalecer seu desejo pela dança. Veja os 8 benefícios que a dança proporciona ao seu corpo e mente.

8 Benefícios que a dança proporciona para o corpo e a alma - A dança existia conosco mesmo antes de a história do homem começar a ser escrita - as pessoas dançavam ao redor do fogo, seja para prazer pessoal ou em outras cerimônias, e hoje é um estilo de arte que ainda fascina muitas pessoas, independentemente de raça, idade ou sexo...

1 Melhora a saúde do coração

A dança estimula o coração e, de fato, mesmo que você não vá à academia, apenas dance 2 a 3 vezes por semana durante uma hora para ver resultados semelhantes aos do treinamento físico. Leon Toratsky, um dançarino de salão e personal trainer que viveu em Israel há vários anos e agora mora nos Estados Unidos, diz que todos os estilos de dança são bons para cardio, já que o coração trabalha duro enquanto envia oxigênio para os músculos enquanto tentam executar vários movimentos de dança.

2 Melhora o equilíbrio e força

Uma das razões pelas quais a dança é um exercício perfeito para fortalecer o corpo é o fato de nos fazer mover de várias maneiras, movendo os músculos em todas as direções possíveis. Movimentos que fazemos diariamente, como caminhar, subir ou descer escadas, e até mesmo treinos comuns, como correr em uma esteira ou usar bicicletas ergométricas, não nos fazem girar nossos corpos e se mover em direções diferentes que não são “para frente”. A dança, por outro lado, fortalece todos os músculos sem deixar nenhum deles inativo, e isso ajuda, em particular, a melhorar o equilíbrio.

3 Atividade física suave

Muitos tipos diferentes de dança, como a dança de salão, são adequados para pessoas com certas limitações devido a vários problemas de saúde. Se você está preocupado com o esforço envolvido na dança que escolheu, consulte um médico antes de começar a praticá-lo, e o professor de dança pode ajudá-lo a fazer alterações em seu programa de dança de acordo com as recomendações do seu médico.

4 Melhora o funcionamento cognitivo

Se você ainda está procurando um motivo para começar a dançar, muitos estudos mostraram como essa atividade pode fortalecer não apenas o corpo, mas também o cérebro, e melhora sua capacidade de pensar com clareza à medida que envelhece. Em vários estudos nos Estados Unidos, verificou-se que as áreas de nossos cérebros que controlam a memória e habilidades como planejamento e organização funcionam de forma mais eficiente através da atividade física, como dança, e em contraste com outros treinamentos físicos ajudam a melhorar o equilíbrio pelo fortalecimento muscular graças à capacidade do cérebro de ouvir o ritmo e ajustar o movimento do corpo a ele.

8 Benefícios que a dança proporciona para o corpo e a alma - A dança existia conosco mesmo antes de a história do homem começar a ser escrita - as pessoas dançavam ao redor do fogo, seja para prazer pessoal ou em outras cerimônias, e hoje é um estilo de arte que ainda fascina muitas pessoas, independentemente de raça, idade ou sexo...

5 Desafiando o cérebro

Se você já tentou sapateado, sabe exatamente como a dança pode ser desafiadora para o cérebro. Quando você dança, seu cérebro precisa se concentrar em mudar seus movimentos corporais, lembrando-se dos padrões que você praticou, e quanto mais você dança, melhor você fica, mas quando chegar ao nível dos campeões – seu cérebro vai trabalhar sem parar junto com o corpo enquanto você dança.

6 Pode ser uma atividade social

Enquanto na academia geralmente preferimos praticar sem ser olhados ou conversados, há outro sentimento maravilhoso na dança. Você pode ir dançar com seu parceiro ou até mesmo com alguns amigos, e você pode até participar da dança com as crianças – não há limite de idade. É uma atividade social maravilhosa que pode fortalecer relacionamentos e desfrutar juntos de uma forma maravilhosa.

7 Melhora o humor

A dança é uma arte em movimento, e o envolvimento permite que a mente se liberte do estresse e ansiedade e aproveite o momento. Quando você faz isso por meia hora por dia, sua saúde mental aumenta, o nível de estresse diminui e os sintomas de ansiedade e depressão tornam-se menores. Além disso, a dança ajuda a fortalecer a autoconfiança, e esse efeito permanece mesmo depois de você parar de dançar e voltar ao normal.

8 Fornece muitos benefícios para as crianças

O movimento pelo ritmo é uma coisa natural para as crianças, por isso muitos gostam de dançar, o que lhes permite liberar energia de uma maneira maravilhosa e segura que também lhes proporciona uma maneira única de se expressar. Joseph Curla, um dançarino e coreógrafo da Broadway, diz que o lado artístico da dança dá às crianças a oportunidade de falar uma língua diferente – a linguagem do movimento – e também que a dança ensina que o investimento vale a pena.

“Se eles fazem o esforço certo em aulas de dança, eles literalmente vêem os resultados na frente do espelho”, diz Corella, acrescentando que Trotsky acrescenta que “esta é uma das melhores maneiras de deixar as crianças verem como estão progredindo e melhorando ouvindo o instrutor e repetindo os movimentos de dança”. E diz que a dança ensina disciplina às crianças, porque elas precisam se lembrar de passos individuais e executá-las com precisão, o que requer perseverança e treinamento. Além disso, eles também aprendem a trabalhar em equipe, especialmente quando a dança é realizada em pares, e essa é uma habilidade que todos precisam em sua vida jovem e adulta.


Tags: ,