Histórias sobre demência, cuidadores e os mecanismos da mente. Após concluir o mestrado em psicologia clínica, Dasha Kiper trabalhou como cuidadora de um sobrevivente do Holocausto com Alzheimer, experiência que inspirou este livro. A autora explora os dilemas emocionais e cognitivos dos cuidadores, que enfrentam frustração, tristeza e raiva ao tentar estabelecer uma conexão com pacientes que vivem em realidades fragmentadas. Por meio de histórias comoventes, Kiper examina como traumas familiares e expectativas impossíveis levam os cuidadores a padrões nocivos, destacando o conceito de “cegueira diante da demência”. Combinando neurociência, psicologia e filosofia, ela desmistifica a ideia do cuidador perfeito e ilumina os desafios de navegar juntos por esse território doloroso. Uma obra que oferece compreensão, conforto e um olhar profundo sobre a relação entre pacientes e cuidadores, inspirando resiliência e empatia.
Editora: Todavia; 1ª edição (7 fevereiro 2025); Páginas: 256 páginas; ISBN: 978-6556927732; ASIN: B0DPJJC2JG
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Dasha Kiper nasceu na Rússia, cresceu em San Francisco e mora em Nova York. Começou a trabalhar como cuidadora durante seu mestrado em Psicologia Clínica na Universidade de Columbia. Nos últimos dez anos, tem orientado cuidadores, liderado grupos de apoio, treinado e supervisionado profissionais de saúde mental e ex-cuidadores que agora conduzem grupos de apoio. Atualmente, é diretora clínica da organização Renewal Memory Partners, dedicada ao Alzheimer. Viagens a Territórios Inimagináveis (2022) é seu primeiro livro, explorando as complexas relações entre cuidadores e pacientes com demência.
Resumo: Dasha Kiper explora a relação entre cuidadores e pacientes com demência, revelando dilemas emocionais e padrões nocivos. Com base em neurociência, psicologia e filosofia, desmistifica o “cuidador perfeito” e propõe novos olhares e soluções.