“Trocando em Miúdos: A Biografia de Chico Buarque”, meticulosamente elaborada por Tom Cardoso, celebra os 80 anos de um ícone musical, político e literário do Brasil. Chico Buarque, conhecido por seu eu lírico feminino aclamado, sua contestação à ditadura civil-militar e seus prêmios Jabuti, tornou-se um símbolo nacional. Nascido no Rio de Janeiro em meio à efervescência cultural, Chico emergiu como polímata, envolvendo-se em música, teatro, literatura e ativismo político. Filho de Sérgio Buarque de Holanda e Maria Amélia Buarque de Holanda, encontrou na palavra sua essência, refletida em composições, livros e manifestações que ecoam a alma brasileira. A narrativa de Cardoso explora os embates com a censura, os aspectos íntimos de sua criatividade e seis temas cruciais: política, literatura, fama, polêmicas, censura e futebol. Com depoimentos, entrevistas e pesquisa, Cardoso apresenta um retrato multifacetado de um dos maiores artistas brasileiros. Maria Ribeiro elogia o trabalho de Cardoso, destacando suas biografias como uma maneira inteligente de conhecer a história brasileira.
Editora: Record; 1ª edição (6 maio 2024); Páginas: 280 páginas; ISBN-13: 978-8501921222; ASIN: B0CXTT1S4N
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Tom Cardoso, nascido no Rio de Janeiro, é um jornalista com vasta experiência na imprensa paulistana. Além de ser autor de diversos livros, como “Outras Palavras: Seis Vezes Caetano” e biografias de figuras como o jornalista Tarso de Castro, o jogador Sócrates e a cantora Nara Leão, também foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti em 2012 com o livro-reportagem “O Cofre do Dr. Rui”. Este livro narra o assalto ao cofre de Adhemar de Barros em 1969, comandado pela VAR-Palmares.
Resumo: “Trocando em Miúdos”: celebra os 80 anos de Chico Buarque, ícone musical e político brasileiro, com narrativa meticulosa de Tom Cardoso.