
Triste tigre, de Neige Sinno, é uma obra potente e perturbadora, que transforma em literatura a violência sexual sofrida pela autora dos sete aos catorze anos, vítima de estupros contínuos cometidos por seu padrasto. Aos dezenove, ela rompe o silêncio, denuncia o agressor junto com a mãe e o vê ser condenado. Mais que um relato autobiográfico, o livro é uma reflexão profunda e literária sobre o trauma, a memória, a linguagem e os limites da representação do horror. Alternando lembranças, documentos, leituras e diálogos com autores como Nabokov, Woolf e Toni Morrison, Sinno questiona a posição da vítima, o papel da literatura e a possibilidade — ou não — de compreender a mente do agressor. E afirma: é possível nomear o inominável sem ser reduzida à dor. Destaque da Flip 2025 e elogiado por Annie Ernaux, Triste tigre é um testemunho corajoso sobre sobreviver, resistir — e escrever.
Editora: Editora Amarcord – 18 agosto 2025; Páginas: 288 páginas; ISBN: 978-6585854245; ASIN: B0FGFJ2DLS
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Neige Sinno nasceu em 1977, na região dos Altos Alpes, na França, e vive atualmente no México com o companheiro e a filha. Formada em Literatura Americana, atuou como professora universitária e tradutora, além de escrever contos, ensaios e romances. Tornou-se uma das autoras mais lidas da França com Triste tigre (2023), obra híbrida entre autobiografia e reflexão sobre as violências sexuais que sofreu na infância. O livro foi aclamado pela crítica, venceu prêmios como o Femina, o Goncourt dos Estudantes e o Strega Europeu, e já foi publicado em mais de vinte países. Em 2025, chega ao Brasil pela editora Amarcord.
Resumo: Em Triste tigre, Neige Sinno confronta os abusos sofridos na infância com uma escrita potente e corajosa, explorando as marcas da violência e os limites da literatura diante do inominável.
Livros relacionados
Livro 'A Guerra de Narrativas' por Major Rafael Rozensz...
Livro 'Tomara que você seja deportado' por Jamil Chade
Livro 'Desde Fanon' por Deivison Mendes Faustino & ...
Livro 'Só sei que foi assim' por Octávio Santiago