
Em Tomara que você seja deportado: Uma viagem pela distopia americana, Jamil Chade revela a decadência dos Estados Unidos entre a campanha eleitoral de Donald Trump e suas políticas autoritárias de imigração. O livro percorre locais marcantes, do coração de Manhattan às fronteiras mexicanas, mostrando o ódio, a pobreza e o medo que dominam a vida dos imigrantes. Chade expõe o impacto dessas medidas também sobre a educação e os direitos LGBTQIA+, denunciando a erosão dos valores democráticos que antes definiram a nação. Com base em sua experiência pessoal, o autor apresenta um trabalho jornalístico profundo e um ensaio lúcido sobre a autodestruição simbólica e política da maior potência mundial, sob o golpe de um líder autoritário.
Editora: Editora Nós – 1 agosto 2025; Páginas: 256 páginas; ISBN: 978-6585832892
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Jamil Chade é correspondente internacional e colunista do UOL e Rádio Bandeirantes, reconhecido entre os 50 jornalistas mais admirados do Brasil. Baseado em Genebra, acompanha negociações na ONU e já viajou com dois papas, cobriu quatro Copas do Mundo e revelou escândalos no esporte. Autor de cinco livros, dois finalistas do Prêmio Jabuti, colabora com veículos como BBC, CNN e The Guardian. Atua no combate à corrupção e foi presidente da Associação da Imprensa Estrangeira na Suíça.
Resumo: Jamil Chade revela a decadência dos EUA sob Trump, entre ódio, imigração rígida e ataques a direitos civis, mostrando o esfacelamento da democracia e o impacto devastador na sociedade e imigrantes.
Livros relacionados
Livro 'A Guerra de Narrativas' por Major Rafael Rozensz...
Livro 'Desde Fanon' por Deivison Mendes Faustino & ...
Livro 'Triste Tigre' por Neige Sinno
Livro 'Só sei que foi assim' por Octávio Santiago