
Só sei que foi assim: A trama do preconceito contra o povo do Nordeste, de Octávio Santiago, é uma obra acessível que examina como o estereótipo negativo do Nordeste — associado a atraso, miséria e ignorância — foi construído historicamente. Resultado de sua pesquisa de doutorado na Universidade do Minho, o livro revela que esse preconceito tem raízes em interesses políticos, econômicos e simbólicos, e perdura no imaginário brasileiro. Santiago traça a trajetória desse preconceito desde a fundação do Brasil, analisa a influência da ditadura militar e discute representações em obras literárias e telenovelas, de autores como Euclides da Cunha e Clarice Lispector. Este manual antirracista propõe um novo olhar para o Nordeste e contribui para repensar o país.
Editora: Editora Autêntica – 9 maio 2025; Páginas: 273 páginas; ISBN: 978-6559285730; ASIN: B0F4Z6BMSR
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Octávio Santiago é jornalista, mestre em Comunicação e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, em Portugal. Especialista em estudos culturais, mídia e identidade, dedica sua pesquisa à representação social do Nordeste no Brasil, explorando as dinâmicas e narrativas que envolvem a região no contexto nacional.
Resumo: Só sei que foi assim, de Octávio Santiago, revela como o preconceito contra o Nordeste foi criado por interesses políticos e culturais, analisando sua história, a ditadura e obras literárias, propondo um novo olhar antirracista.
Livros relacionados
Livro 'A Guerra de Narrativas' por Major Rafael Rozensz...
Livro 'Tomara que você seja deportado' por Jamil Chade
Livro 'Desde Fanon' por Deivison Mendes Faustino & ...
Livro 'Triste Tigre' por Neige Sinno