Livro ‘Querido Estudante Negro’ por Bárbara Carine Soares Pinheiro

Querido Estudante Negro, de Bárbara Carine, traz cartas entre a protagonista e um amigo, abordando a trajetória educacional e as tensões raciais enfrentadas por estudantes negros, convidando à reflexão sobre superação e identidade.

Mergulhe nessas histórias cruzadas e reencontre o estudante que mora em você! Querido Estudante Negro, de Bárbara Carine, é uma obra que narra a trajetória educacional de uma jovem negra, com cartas trocadas entre ela e um amigo, o “querido estudante negro”, abordando as tensões raciais e sociais vividas no Brasil. O livro reflete as experiências da protagonista desde a infância até a idade adulta, enfrentando o racismo estrutural e recreativo. Ao longo das cartas, a autora coloca em xeque a meritocracia e a superação, sem especificar os personagens ou os anos, permitindo que qualquer estudante negro se identifique. É um convite para refletir sobre a experiência do estudante negro no Brasil e construir um caminho menos solitário no processo de autodescoberta e acolhimento.

Editora:Planeta; 1ª edição (29 janeiro 2024); Páginas: ‎160 páginas; ISBN-13: 978-8542225006

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Bárbara Carine Soares Pinheiro é professora, escritora, empresária e palestrante baiana, formada em Química e Filosofia pela UFBA, com mestrado e doutorado em Ensino de Química. Ela é idealizadora da Escola Maria Felipa, a primeira escola afro-brasileira do país, e autora de livros premiados, como E eu, não sou intelectual?, Querido Estudante Negro e Como Ser Um Educador Antirracista, vencedor do Prêmio Jabuti 2024. Além disso, é influenciadora na página uma_intelectual_diferentona e tem uma importante atuação na promoção da educação antirracista. Instagram @uma_intelectual_diferentona

Tags: ,