Neste seu primeiro livro não acadêmico, Judith Butler analisa como o “gênero” se tornou central em discursos conservadores e reacionários, um fantasma com o objetivo de criar pânico moral e angariar apoio popular a projetos políticos fascistas, autoritários e excludentes. “Quem tem medo do gênero?” de Judith Butler é uma chamada urgente para formar uma coalizão contra formas contemporâneas de fascismo. Butler aborda temas como feminismo radical transexcludente, populismo de direita e ataques aos direitos reprodutivos. Analisa o crescimento do conservadorismo no Brasil, destacando sua experiência confrontando manifestantes “antigênero” em 2017. A obra defende uma política de gênero que se oponha ao neoliberalismo e promova liberdade e solidariedade.
Editora: Boitempo Editorial; 1ª edição (8 março 2024); Páginas: 280 páginas; ISBN-13: 978-6557173343; ASIN: B0CW1G2XD5
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Judith Butler é uma filósofa e teórica queer norte-americana, reconhecida por seu trabalho sobre teoria de gênero e performatividade. Nasceu em 1956 em Cleveland, Ohio. Sua obra mais influente, “Gender Trouble” (1990), questiona noções binárias de gênero e defende a fluidez e a construção social dessa categoria. Butler é uma figura central nos estudos de gênero, sexualidade e teoria crítica.
Resumo: “Quem tem medo do gênero?” é um apelo de Judith Butler contra o uso conservador do “gênero” para promover agendas fascistas, destacando a importância de uma política de gênero que se oponha ao neoliberalismo e promova liberdade e solidariedade.