Um olhar afrocentrado sobre a história do Brasil. Após o sucesso dos podcasts Vidas Negras e Negra Voz, Tiago Rogero lança o livro Projeto Querino: um olhar afrocentrado sobre a história do Brasil, inspirado no 1619 Project de Nikole Hannah-Jones. Com pesquisa aprofundada e apoio de mais de 40 especialistas, o livro amplia os oito episódios do premiado podcast lançado pela Rádio Novelo em 2022 e traz material inédito, como entrevistas e imagens de figuras negras ignoradas pelos manuais de história. Guiando o leitor com firmeza e afeto, Rogero revisita nomes como Luiz Gama, Chiquinha Gonzaga e Laudelina de Campos Melo, revelando a agência do povo negro na construção do Brasil e as marcas da diáspora no país atual.
Editora: Fósforo Editora; 1ª edição (21 outubro 2024); Páginas: 400 páginas; ISBN-13: 978-6560000582; ASIN: B0DHB5SG8L
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Tiago Rogero é jornalista e correspondente do The Guardian na América do Sul. Criador do Projeto Querino e dos podcasts Vidas Negras e Negra Voz, foi vencedor do Prêmio Vladimir Herzog em 2020 e 2023. Além de escrever o livro Projeto Querino, foi gerente de criação na Rádio Novelo, coordenou o podcast vencedor do prêmio Gabo e trabalhou como repórter em O Globo, O Estado de S. Paulo e BandNews FM. Ex-diretor da Abraji (2022-2023) e fellow do ICFJ, Rogero mora no Rio de Janeiro desde 2011. Nascido em Belo Horizonte em 1988, tem se destacado pela abordagem afrocentrada e investigativa em seu trabalho. Instagram @tiagorogero
Resumo: No livro Projeto Querino, Tiago Rogero explora a história do Brasil sob uma perspectiva afrocentrada, resgatando figuras negras esquecidas e revelando a importância de sua presença na construção do país.