“Um psicanalista que desvaloriza a poesia não merece o nosso reconhecimento.” Com psicanálise e poesia lado a lado, Alexandre Patricio de Almeida e Liana Ferraz escrevem juntos uma obra singular. Neste livro, Liana é Cecília, uma personagem única, criada através de versos que sintetizam seu mundo interno, de sentimentos turbulentos e, por conseguinte, de suas crises existenciais. Alexandre, por sua vez, é o psicanalista, interpretando a voz de Cecília em busca de encontrar as peças que a tornam real, através de cada palavra e de cada verso enunciados, referenciando obras de Freud, Melanie Klein, Winnicott, Lacan, entre outros. Em POEMAS DE AMOR NO DIVÃ, Alexandre une seus conhecimentos à personagem criada por Liana percorrendo os mais diversos temas: amor, perda de inocência, imaginação, desilusão, reconstrução e o reencontro de si. Para percebermos tudo isso, não precisamos interpretar, basta que sejamos capazes de sentir.
Editora: Paidós (20 maio 2024); Páginas: 213 páginas; ISBN-13: 978-8542226812; ASIN: B0D2YLY5K5
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Alexandre Patricio de Almeida é psicanalista, mestre e doutor pela PUC-SP, professor universitário, pesquisador e criador do podcast Psicanálise de Boteco, um dos maiores sobre psicanálise no Brasil. Autor de Psicanálise e educação escolar: contribuições de Melanie Klein, Intervenção psicanalítica na escola e Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas, lançou seu primeiro livro pela Editora Planeta: Psicanálise de boteco: o inconsciente na vida cotidiana. Liana Ferraz é atriz, escritora e doutora em Artes da Cena pela Universidade de Campinas, com pós-doutorado pela ECA/USP. Ela alcança centenas de milhares de leitores no Instagram, onde compartilha jogos de palavras e reflexões. Instagram @alexandrepatricio @lianaferraz
Resumo: Em POEMAS DE AMOR NO DIVÃ, Alexandre Patricio de Almeida e Liana Ferraz entrelaçam psicanálise e poesia. Liana cria Cecília, uma personagem poética, enquanto Alexandre interpreta seus versos, abordando temas como amor, perda e reencontro.