Almodóvar por ele mesmo. Em doze contos, o cineasta compõe um autorretrato único, inventivo e original ― assim como sua pessoa. “Este livro é o mais próximo que escrevi de uma autobiografia, ainda que fragmentada. […] O leitor conseguirá obter o máximo de informações sobre mim como cineasta e como fabulador (escritor), e sobre a maneira como essas coisas acabam se misturando em minha vida”, escreve Pedro Almodóvar sobre O último sonho. Os doze textos aqui reunidos abrangem vários períodos da vida do diretor de filmes como Tudo sobre minha mãe e Má educação, desde finais dos anos 1960 até a atualidade, e refletem sobre suas obsessões e sua evolução como artista. Estão presentes os sombrios anos escolares em colégios religiosos, a influência da ficção em sua vida, os efeitos inesperados do acaso, os inconvenientes da fama, o fascínio pelos livros, a experimentação com gêneros narrativos e a relação com as mulheres de sua família, em registros que revelam a força criativa de um dos mais aclamados cineastas de nosso tempo.
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (23 julho 2024); Páginas: 192 páginas; ISBN-13: 978-8535937831; ASIN: B0D42JJM9H
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Pedro Almodóvar, o aclamado cineasta espanhol nascido em Calzada de Calatrava em 1949, é um ícone do cinema mundial, reconhecido por sua estética vibrante, personagens complexos e narrativas que exploram temas como amor, desejo, família e identidade. Com uma carreira brilhante que acumula premiações como Oscars, Globos de Ouro e prêmios em Cannes, Almodóvar transcende o cinema com sua prosa inventiva em obras como “O último sonho”, uma coletânea de contos autobiográficos que revelam sua trajetória e inspirações. Além de cineasta, é também autor da novela “Fogo nas entranhas” e da coletânea de crônicas “Patty Diphusa”. Sua obra singular e provocativa continua a encantar e desafiar o público, consolidando seu lugar como um dos maiores artistas da atualidade.
Resumo:
Em “O Último Sonho”, Pedro Almodóvar nos convida a adentrar seu universo criativo e pessoal através de doze contos que, como ele mesmo descreve, formam uma “autobiografia fragmentada”. Longe da câmera, o aclamado cineasta se revela um escritor habilidoso, com uma prosa tão vibrante e envolvente quanto seus filmes.
Os contos passeiam por diferentes momentos da vida de Almodóvar, desde a infância na Espanha rural até a consagração internacional. A relação com a família, a paixão pelo cinema, as amizades marcantes e as reflexões sobre a fama são alguns dos temas que permeiam as histórias, contadas com honestidade e humor.
A escrita de Almodóvar é rica em detalhes e referências, transportando o leitor para cenários vívidos e apresentando personagens cativantes e complexos. A narrativa flui com leveza e ritmo, prendendo a atenção do início ao fim. Em cada conto, o autor nos presenteia com um vislumbre de sua mente criativa, revelando as inspirações e os processos por trás de sua obra cinematográfica.
“O Último Sonho” é uma leitura deliciosa para os fãs de Almodóvar, que encontrarão nas páginas do livro ecos de seus filmes icônicos. Mas é também uma obra que se sustenta por si só, com narrativas envolventes e personagens memoráveis. É um convite para conhecer o homem por trás do cineasta, suas paixões, medos e sonhos.
Em suma, “O Último Sonho” é um presente para os amantes da literatura e do cinema, uma obra que confirma o talento multifacetado de Pedro Almodóvar e sua capacidade de emocionar e provocar reflexões em diferentes formatos.