
“Antes de os tiros terem começado, o futuro seria sempre melhor.” Às vésperas da independência de Angola, uma família portuguesa é forçada a deixar sua terra natal e se refugiar em Portugal, abandonando tudo, incluindo o pai, preso por guerrilheiros. Ao chegarem a Portugal sem recursos e sem apoio, eles enfrentam o estigma dos “retornados”, especialmente a família que não pertencia à elite colonial. Narrado por Rui, o filho adolescente nascido em Angola, o romance sensível de Dulce Maria Cardoso explora o retorno de mais de meio milhão de portugueses, que enfrentam racismo, violência e questões de identidade ao se adaptarem à metrópole. “O Retorno” transforma a memória desse trauma coletivo em uma ficção única sobre desarraigo e a luta humana para recomeçar, refletindo sobre culpa, vergonha e desilusão.
Editora: Todavia (7 novembro 2024); ISBN-13: 9786556927428; ASIN: B0DGVV9FFW
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Dulce Maria Cardoso, nascida em 1964 em Trás-os-Montes, Portugal, viveu em Angola até o início da guerra civil. Formada em Direito, começou a escrever aos 14 anos e estreou em 2001 com Campo de Sangue, vencedor do Grande Prémio Acontece. Com cinco romances e várias premiações, incluindo o Prêmio da União Europeia, sua obra é marcada por temas universais e profundos. Entre suas publicações estão Os Meus Sentimentos e O Retorno. Em 2024, recebeu o Grande Prémio de Crónica pela Associação Portuguesa de Escritores. Instagram @dulce.m.cardoso
Resumo: Às vésperas da independência de Angola, uma família portuguesa é forçada a retornar a Portugal, enfrentando o estigma dos retornados. Narrado por Rui, o romance explora traumas coletivos e identidades perdidas.
Livros relacionados
Livro 'O Jogo da Rainha' por Katharine McGee
Livro 'O Lago do Amor' por Lana Ferguson
Livro 'Profundezas' por Rebecca Yarros
Livro 'Se Você Ficasse' por Brittainy Cherry