“Antes de os tiros terem começado, o futuro seria sempre melhor.” Às vésperas da independência de Angola, uma família portuguesa é forçada a deixar sua terra natal e se refugiar em Portugal, abandonando tudo, incluindo o pai, preso por guerrilheiros. Ao chegarem a Portugal sem recursos e sem apoio, eles enfrentam o estigma dos “retornados”, especialmente a família que não pertencia à elite colonial. Narrado por Rui, o filho adolescente nascido em Angola, o romance sensível de Dulce Maria Cardoso explora o retorno de mais de meio milhão de portugueses, que enfrentam racismo, violência e questões de identidade ao se adaptarem à metrópole. “O Retorno” transforma a memória desse trauma coletivo em uma ficção única sobre desarraigo e a luta humana para recomeçar, refletindo sobre culpa, vergonha e desilusão.
Editora: Todavia (7 novembro 2024); ISBN-13: 9786556927428; ASIN: B0DGVV9FFW
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Dulce Maria Cardoso, nascida em 1964 em Trás-os-Montes, Portugal, viveu em Angola até o início da guerra civil. Formada em Direito, começou a escrever aos 14 anos e estreou em 2001 com Campo de Sangue, vencedor do Grande Prémio Acontece. Com cinco romances e várias premiações, incluindo o Prêmio da União Europeia, sua obra é marcada por temas universais e profundos. Entre suas publicações estão Os Meus Sentimentos e O Retorno. Em 2024, recebeu o Grande Prémio de Crónica pela Associação Portuguesa de Escritores. Instagram @dulce.m.cardoso
Resumo: Às vésperas da independência de Angola, uma família portuguesa é forçada a retornar a Portugal, enfrentando o estigma dos retornados. Narrado por Rui, o romance explora traumas coletivos e identidades perdidas.