Livro ‘O que os Psiquiatras Não Te Contam’ por Juliana Belo Diniz

O que os psiquiatras não te contam de Juliana Belo Diniz desmistifica a visão de que transtornos mentais são apenas doenças cerebrais, defendendo uma psiquiatria humanizada e ressaltando a importância das transformações sociais.

Em O que os psiquiatras não te contam, a psiquiatra, psicoterapeuta e neurocientista Juliana Belo Diniz desmistifica a ideia de que transtornos mentais como depressão, ansiedade e pânico são apenas doenças cerebrais que podem ser curadas exclusivamente com medicamentos. Com uma abordagem humanizada, Diniz integra suas três áreas de atuação para ressaltar a importância das transformações sociais e desconstruir a visão reducionista da psiquiatria. A autora explora a história da psiquiatria, desde o século 18 até o cenário atual, onde médicos são vistos apenas como prescritores de remédios. Ela critica a ultraprodutividade, a hipermedicalização e defende alternativas políticas, sociais e econômicas para melhorar a saúde mental. O livro oferece uma visão esperançosa, que valoriza a escuta, a empatia e o cuidado, em oposição ao modelo mecanicista da saúde mental.

Editora: ‎Fósforo Editora; 1ª edição (10 março 2025); Páginas: ‎256 páginas; ISBN: 978-6560000827; ASIN: B0DX4GC6L5

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: A Dra. Juliana Belo Diniz é psiquiatra, psicoterapeuta e pesquisadora do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. Formada em Medicina pela USP em 2003, fez residência em Psiquiatria e doutorado em 2011 pela mesma instituição. É especialista em pesquisa clínica pela Universidade de Harvard e concluiu o pós-doutorado em 2014. Além de seu trabalho acadêmico, atende como psiquiatra clínica desde 2006, com experiência em instituições públicas, conveniadas e privadas. Atualmente, realiza atendimentos em consultório particular. Instagram @julianabelodiniz

Resumo: O que os psiquiatras não te contam de Juliana Belo Diniz desmistifica a visão de que transtornos mentais são apenas doenças cerebrais, defendendo uma psiquiatria humanizada e ressaltando a importância das transformações sociais.

Tags: ,