A Editora Contracorrente tem a satisfação de anunciar o lançamento do livro “Luiz Gama contra o Império: A luta pelo direito no Brasil da Escravidão”, de autoria do pesquisador Bruno Rodrigues de Lima, reconhecidamente o maior especialista na obra de Luiz Gama. A obra, que nasce clássica, corresponde à versão revista e atualizada da tese de doutorado que o autor defendeu na Faculdade de Direito da Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main e que lhe rendeu o prêmio Walter Kolb de melhor tese de doutorado da Universidade de Frankfurt e a medalha Otto Hahn de destaque científico da Sociedade Max Planck. Combinando lições metodológicas de micro história e biografia para examinar a literatura normativo-pragmática e a prática jurídica de Gama nos juízos locais, a obra pode ser lida tanto como biografia jurídica, quanto como uma história do direito do século XIX a partir da vida e obra de um jurista.
Editora: Editora Contracorrente; 1ª edição (25 março 2024); Páginas: 628 páginas; ISBN-13: 978-6553961661; ASIN: B0CY3L36RM
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Bruno Rodrigues de Lima é advogado e historiador do direito, graduado em Direito pela Universidade do Estado da Bahia, mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em História do Direito pela Universidade de Frankfurt, com tese sobre a obra jurídica de Luiz Gama. Em 2022, ganhou o prêmio Walter Kolb de melhor tese da Universidade de Frankfurt e, em 2023, a medalha Otto Hahn da Sociedade Max Planck. Atualmente, é pesquisador de pós-doutorado do Instituto Max Planck de História do Direito e Teoria do Direito e organizador das Obras Completas de Luiz Gama.
Resumo: Luiz Gama contra o Império: A luta pelo direito no Brasil da Escravidão, de Bruno Rodrigues de Lima, analisa a obra de Gama, maior especialista no tema, combinando micro história e biografia para examinar sua literatura normativo-pragmática e prática jurídica nos juízos locais no séc. XIX.