
Em Ruanda, quando o rei Musinga recusa o batismo colonizador e é deposto de seu poder em 1931, padres missionários iniciam a conversão da população à fé cristã, causando um estranho sincretismo religioso no país. Quem subiu ao céu, Kibogo, filho do rei, ou Yézu, salvador dos missionários? Quem trouxe de volta a chuva, salvando o povo da seca e da fome, Virgem Maria ou Mukamwezi, sacerdotisa do príncipe? Em Kibogo subiu ao céu, Scholastique Mukasonga centraliza na melhor ficção literária o conflito imposto sobre as narrativas fundadoras de um povo subjugado e narra o surgimento de uma resistência cultural e social a partir dele. Numa prosa cheia de humor e lirismo, na qual mitos sublimes se misturam a violências históricas brutais, Mukasonga constrói com primazia o retrato de um povo que questiona e afirma a si mesmo.
Editora: Editora Nós; 1ª edição (6 maio 2024); Páginas: 168 páginas; ISBN-13: 978-6585832328; ASIN: B0CZBWQT51
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Scholastique Mukasonga nasceu em Ruanda em 1956 e reside na Baixa Normandia, França. Reconhecida com o Prêmio Renaudot e finalista do National Book Award, suas obras, como “A mulher de pés descalços”, “Nossa senhora do Nilo”, “Baratas” e “Um belo diploma”, foram traduzidas para mais de vinte idiomas pela Editora Nós. Instagram @scholastiquemukaso
Resumo: “Kibogo subiu ao céu” de Scholastique Mukasonga explora o sincretismo religioso em Ruanda pós-colonial, questionando narrativas fundadoras e destacando a resistência cultural e social do povo.
Livros relacionados
Livro 'O Jogo da Rainha' por Katharine McGee
Livro 'O Lago do Amor' por Lana Ferguson
Livro 'Profundezas' por Rebecca Yarros
Livro 'Se Você Ficasse' por Brittainy Cherry