Livro ‘Intersecções Letais: Raça, Gênero e Violência’ por Patricia Hill Collins

Em *Intersecções letais*, Patricia Hill Collins analisa casos de violência em contextos de raça, gênero e classe, destacando resistências e como aplicar a interseccionalidade para entender desigualdades.

No livro Intersecções letais, Patricia Hill Collins examina como a violência se manifesta nas intersecções de raça, gênero, classe, sexualidade, nacionalidade e religião, frequentemente de forma letal. Em sua terceira obra sobre interseccionalidade, Collins analisa casos reais de agressão, como o assassinato de Marielle Franco no Brasil, conflitos na República Democrática do Congo, a situação das mulheres aborígenes na Austrália e da população negra nos EUA. Ela aborda movimentos de resistência e métodos para aplicar a interseccionalidade na análise das origens e consequências da desigualdade e injustiça. Com linguagem acessível e análise profunda, Collins convida à resistência contra a violência, destacando sua origem estrutural. Nilma Lino Gomes descreve a obra como essencial para quem busca entender as raízes da violência e lutar por justiça social, explorando a relação entre poder, desigualdade e opressão.

Editora: ‎Boitempo Editorial; 1ª edição (19 novembro 2024); Páginas: ‎320 páginas; ISBN-13: 978-6557174128

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Patricia Hill Collins, uma das mais influentes pesquisadoras do feminismo negro nos EUA, é professora emérita de sociologia na Universidade de Maryland. Pela Boitempo, publicou Pensamento feminista negro (2019), Interseccionalidade (com Sirma Bilge, 2021) e Bem mais que ideias (2022). Instagram @

Resumo: Em Intersecções letais, Patricia Hill Collins analisa casos de violência em contextos de raça, gênero e classe, destacando resistências e como aplicar a interseccionalidade para entender desigualdades.


Tags: , , , ,