História da literatura brasileira é um dos mais abrangentes panoramas das letras brasileiras ao longo dos séculos. Com maestria, Luciana Stegagno Picchio não se limita apenas a traçar, desde a colonização até as expressões contemporâneas, toda a evolução da literatura brasileira, mas também analisa e avalia escritores e movimentos, sem jamais destruir-lhes a personalidade poética. Em autênticos ensaios, sua abordagem destaca aspectos novíssimos e busca sempre compreender, no sentido mais amplo, quanto um outro homem, mesmo distante no tempo e no espaço, confiou às palavras. É uma história estética da literatura em que a divagação teórica e o exibicionismo erudito não tomam o lugar do conhecimento factual (fundado em bibliografia exaustiva e modelar) nem o anacronismo doutrinário da realidade histórica. Graças a uma visão de conjunto raramente encontrada entre nós, História da literatura brasileira é uma obra essencial para a compreensão de nossa cultura.
Editora: Sétimo Selo; 1ª edição (26 março 2024); Páginas: 712 páginas; ISBN-13: 978-6588732861; ASIN: B0CW1CS55Q
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Luciano Machado Tomaz é um escritor e pesquisador de História da Literatura Brasileira, com vasto conhecimento sobre a evolução da literatura brasileira ao longo dos séculos. Ele já publicou diversos estudos sobre autores e movimentos literários no Brasil, além de ter colaborado como organizador e coordenador de antologias críticas sobre a presença afro na literatura brasileira. Luciano possui um conhecimento profundo sobre os grandes nomes da literatura brasileira, como Gil Vicente, Camões, Fernando Pessoa, Gonçalves Dias, Machado de Assis e Guimarães Rosa, entre outros.
Resumo: “História da literatura brasileira” oferece um panorama abrangente das letras do Brasil desde a colonização até a contemporaneidade, sem perder a individualidade dos escritores e movimentos. Luciana Stegagno Picchio destaca aspectos inovadores e busca compreender profundamente como os autores transmitiram suas experiências através das palavras. Com uma abordagem estética e embasada em extensa pesquisa, é uma obra essencial para compreender a cultura brasileira.