Livro ‘Geminiana e seus filhos’ por Maria Helena P. T. Machado

Geminiana e seus filhos é um retrato do que foi a escravização do passado brasileiro e a sua relação com a sociedade racista do presente, que nossos autores sensível e corajosamente nos apresentam numa obra grandiosa.

Escravidão, maternidade e morte no Brasil do século XIX. “Geminiana e seus filhos” traz à tona a sociedade de São Luís do Maranhão em 1876, retratando a história de Inocêncio e Jacintho, meninos que foram torturados e assassinados pela baronesa Ana Rosa Viana Ribeiro. A obra revela as brutalidades da sociedade escravagista do século XIX, ao mesmo tempo em que destaca a coragem de Geminiana e Simplícia, mãe e avó das crianças, que enfrentam os horrores da escravidão. Com base em uma pesquisa minuciosa, os historiadores Maria Helena P. T. Machado e Antônio Alexandre Cardoso traçam um paralelo entre história e ficção, explorando os marcadores de raça, região e gênero. A narrativa não apenas expõe a violência do sistema, mas também celebra a resistência das mulheres e do povo contra a passividade da lei e dos costumes.

Editora: ‎Bazar do Tempo; 1ª edição (9 novembro 2024); Páginas: ‎360 páginas; ISBN-13: 978-6585984287

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Maria Helena P. T. Machado é professora titular do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP) e tem experiência internacional como professora visitante em universidades como Michigan e Harvard. Pesquisadora da história social da escravidão e do pós-emancipação, possui diversas publicações, incluindo “Crime e escravidão” (2014) e “Brazil Through the Eyes of William James” (2006). Nos últimos anos, tem se dedicado a estudos sobre gênero, escravidão e maternidade. Antonio Alexandre Isidio Cardoso é professor na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e atua no Programa de Pós-Graduação em História. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em História Social dos Sertões e é pesquisador da história social do trabalho, focando em escravidão, liberdade, questões étnico-raciais e o mundo rural no Brasil dos séculos XIX e XX. Instagram @hmachado2021

Resumo: “Geminiana e seus filhos” retrata a sociedade de São Luís em 1876, abordando a tortura e assassinato de meninos escravizados, destacando a coragem de sua família e a resistência à opressão.


Tags: , ,