Clássico da literatura americana, Filho nativo transcende as fronteiras dos Estados Unidos e da época em que a obra foi escrita para tratar de um drama maior: como construir uma vida justa e democrática em uma sociedade erguida sobre o duplo pilar do escravismo colonial e da supremacia branca? “Filho Nativo”, escrito por Richard Wright em 1940, narra a história de Bigger Thomas, um jovem negro confrontado com a pobreza e as injustiças sociais em Chicago nos anos 1930. O livro, um clássico americano, aborda questões profundas sobre a experiência negra e a perpetuação da injustiça desde os tempos da escravidão. É uma obra que denuncia a desigualdade social e oferece um retrato impactante da realidade negra no mundo moderno. “Se fosse necessário identificar a força modeladora mais influente na história literária negra moderna, provavelmente teríamos que apontar para Wright e a publicação de Filho nativo.” ― Henry Louis Gates Jr.
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (25 junho 2024); Páginas: 504 páginas; ISBN-13: 978-8535936735; ASIN: B0D1J35HRV
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Richard Wright, nascido em 1908 no Mississippi, mudou-se para Chicago e Nova York em busca de se tornar escritor. Suas obras incluem “Black Boy” (1945), “The Outsider” (1953) e “White Man, Listen!” (1957). Morreu em 1960, exilado em Paris.
Resumo: “Filho Nativo” de Richard Wright retrata a luta de Bigger Thomas contra a injustiça social em Chicago nos anos 30, destacando a experiência negra.