Livro ‘E eu, não sou intelectual?: Um quase manual de sobrevivência acadêmica’ por Bárbara Carine Soares Pinheiro

Em E eu, não sou intelectual?, Bárbara Carine questiona os padrões de intelectualidade impostos pela ótica brancocêntrica, propondo uma visão emancipadora e descolonizada, baseada em diversidade e inclusão.

Em E eu, não sou intelectual?, a autora Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti, propõe uma reflexão sobre a intelectualidade de forma emancipadora, desafiando os padrões impostos pela óptica brancocêntrica. Através de sua trajetória pessoal e de casos conhecidos, Carine questiona os conceitos tradicionais de erudição, que associam a intelectualidade a uma postura, origem ou maneira de ser específica. Ela propõe a desconstrução desse modelo único, evidenciando as tensões sociais, raciais e de gênero que influenciam os espaços de produção e difusão do conhecimento. O livro sugere alternativas para pensar uma intelectualidade inclusiva e diversa, promovendo a descolonização do pensamento. A obra é um convite a repensar os padrões de saber e poder, ampliando a noção do que é ser intelectual na atualidade.

Editora:Planeta; 1ª edição (28 fevereiro 2025); Páginas: ‎160 páginas; ISBN: 978-8542231656; ASIN: B0DXGZRKWF

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Bárbara Carine Soares Pinheiro é professora, escritora, empresária e palestrante baiana, formada em Química e Filosofia pela UFBA, com mestrado e doutorado em Ensino de Química. Ela é idealizadora da Escola Maria Felipa, a primeira escola afro-brasileira do país, e autora de livros premiados, como E eu, não sou intelectual?, Querido Estudante Negro e Como Ser Um Educador Antirracista, vencedor do Prêmio Jabuti 2024. Além disso, é influenciadora na página uma_intelectual_diferentona e tem uma importante atuação na promoção da educação antirracista. Instagram @uma_intelectual_diferentona

Resumo: Em E eu, não sou intelectual?, Bárbara Carine questiona os padrões de intelectualidade impostos pela ótica brancocêntrica, propondo uma visão emancipadora e descolonizada, baseada em diversidade e inclusão.

Tags: ,