Livro ‘Dicionário dos intraduzíveis’ por Barbara Cassin

"Dicionário dos intraduzíveis" é uma obra fundamental para estudiosos de filosofia, linguagem e humanidades, explorando a diversidade de conceitos e suas transferências entre línguas, revelando variações e incompletudes.

Vol. 2 (Direito, ética e política): Um vocabulário das filosofias. “Dicionário dos Intraduzíveis: um vocabulário das filosofias” é uma obra essencial para tradutores, acadêmicos e todos os interessados em filosofia e humanidades. Traduzido e adaptado do “Vocabulaire Européen des Philosophies” (VEP), sob a direção de Barbara Cassin, o livro não apenas fornece definições, mas também funciona como um ensaio abrangente sobre as diversas filosofias e suas expressões em diferentes línguas. A obra explora a diversidade linguística como um elemento criativo para o pensamento, ao invés de um obstáculo. Diferente de um dicionário tradicional de conceitos filosóficos, este dicionário foca nas falhas da universalidade dos conceitos, revelando como certos termos não têm equivalentes diretos em outras línguas. Assim, ele expõe as nuances, variações e incompletudes que surgem nas traduções, abordando os equívocos que podem ocorrer na transmissão de ideias filosóficas ao longo do tempo e das culturas.

Editora: ‎Autêntica Editora; 1ª edição (23 outubro 2024); Páginas: ‎400 páginas; ISBN-13: 978-6559281633; ASIN: B0DH8KGQJ4

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Barbara Cassin é membro da Academia Francesa e pesquisadora emérita do CNRS, nascida em 1947 em Boulogne-Billancourt, França. Formada pela Sorbonne, onde defendeu sua dissertação de mestrado em 1968, Cassin se destacou como a principal estudiosa da sofística grega contemporânea. Sua tese, que resultou em seu primeiro livro “Se Parmênides”, publicado em 1980, reflete seu enfoque filosófico sobre a diversidade das filosofias em diferentes línguas. Entre suas obras traduzidas no Brasil estão “Ensaios Sofísticos”, “O Efeito Sofístico” e “Jacques, o Sofista”. Fernando Santoro é doutor em Filosofia pela UFRJ e possui pós-doutorado pela Université Paris-Sorbonne. Professor titular e diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, também foi professor visitante em instituições como a École Normale Supérieure de Paris. Ele é pesquisador colaborador do Centre Léon Robin e coordenador do Laboratório OUSIA de Estudos em Filosofia Clássica. Santoro é autor de vários livros, incluindo “Arqueologia dos Prazeres” e “Filósofos Épicos I: Fragmentos Xenófanes e Parmênides”. Luisa Buarque é doutora em Filosofia pela UFRJ e professora associada de Filosofia Antiga na PUC-Rio. Com experiência como professora visitante na Södertörn University e na Universidade NOVA de Lisboa, ela também é colaboradora do Centre Léon Robin e membro do Laboratório OUSIA. Buarque é autora de “As Armas Cômicas: os Interlocutores de Platão no Crátilo”.

Resumo: “Dicionário dos intraduzíveis” é uma obra fundamental para estudiosos de filosofia, linguagem e humanidades, explorando a diversidade de conceitos e suas transferências entre línguas, revelando variações e incompletudes.

Tags: , , ,