Livro ‘Boemia Literária e Revolução’ por Robert Darnton epub

Robert Darnton revela o papel crucial do submundo literário na queda do Antigo Regime, explorando philosophes falidos, editores piratas e literatura proibida. Com estilo ágil, traça as origens intelectuais da Revolução em uma análise inovadora e fascinante.

O submundo das letras no Antigo Regime. Robert Darnton apresenta um dos mais originais e cativantes livros de história dos últimos tempos, explorando o papel do submundo literário na queda do Antigo Regime. Com estilo ágil, ele desvela a influência de philosophes falidos, editores piratas e livreiros clandestinos, os “Rousseaus de sarjeta”, analisando o final do Iluminismo de uma perspectiva inovadora. Darnton contrasta figuras esquecidas, como Jean-Baptiste-Antoine Suard, com ícones como Voltaire, e desmistifica líderes como Jacques-Pierre Brissot, espião após sua prisão na Bastilha. O autor traça um panorama do comércio de literatura proibida no século XVIII, incluindo obras pornográficas, antirreligiosas e sediciosas, além de examinar o gênero dos libelles, panfletos obscenos típicos da época. Essa análise contribui significativamente para a compreensão das “origens intelectuais da Revolução”, revelando um retrato inesperado e fascinante do período.

Editora: ‎Companhia das Letras; 2ª edição (14 janeiro 2025); Páginas: ‎296 páginas; ISBN: 978-8535938340; ASIN: B0DQVTYSXD

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Robert Darnton, nascido em Nova York em 1939, é historiador e bibliotecário emérito de Harvard. Graduado em história por Oxford, trabalhou como repórter policial no The New York Times antes de se dedicar à pesquisa sobre a França pré-revolucionária. Autor de diversos livros, incluindo “Boemia literária e revolução” e “Os best-sellers proibidos da França pré-revolucionária”, é conhecido por suas análises sobre o Iluminismo e a censura.

Resumo: Robert Darnton revela o papel crucial do submundo literário na queda do Antigo Regime, explorando philosophes falidos, editores piratas e literatura proibida. Com estilo ágil, traça as origens intelectuais da Revolução em uma análise inovadora e fascinante.

Tags: , , ,