Livro ‘Autobiografia do algodão’ por Cristina Rivera Garza

Autobiografia do Algodão de Cristina Rivera Garza investiga suas raízes familiares em Tamaulipas e Texas, explorando a transformação da região de prosperidade para um cenário de violência e narcotráfico.

Considerado um dos melhores livros em espanhol de 2020 pelo New York Times, Autobiografia do Algodão é uma obra da vencedora do Prêmio Pulitzer 2024 na categoria Memórias ou Autobiografia, Cristina Rivera Garza. O livro investiga as origens familiares da autora, com foco em seus ancestrais, operários e camponeses que cultivaram a terra na região de Tamaulipas (México) e Texas (EUA), área que prosperou economicamente com o cultivo do algodão. Rivera Garza explora a transformação da região, antes símbolo de progresso, agora marcada pela guerra contra o narcotráfico. A obra mistura gêneros e propõe uma reflexão sobre a história pessoal e coletiva, abordando a memória, o território e as mudanças sociais e culturais. A autora defende uma escrita solidária, onde as histórias não pertencem ao escritor, mas à comunidade e ao espaço que elas habitam.

Editora: ‎Autêntica Contemporânea; 1ª edição (14 março 2025); Páginas: ‎336 páginas; ISBN-13: 978-6559284009; ASIN: B0DNR9WTT8

Clique na imagem para ler amostra

Biografia do autor: Cristina Rivera Garza, nascida em Matamoros, México, em 1964, é autora de contos, poesia e não-ficção. Premiada com diversos prêmios literários, como o Sor Juana Inés de la Cruz, é doutora em História e professora na Universidade de Houston, onde fundou o doutorado em Escrita Criativa. Seus livros foram traduzidos para vários idiomas. Instagram @cristinariveragarza

Resumo: Autobiografia do Algodão de Cristina Rivera Garza investiga suas raízes familiares em Tamaulipas e Texas, explorando a transformação da região de prosperidade para um cenário de violência e narcotráfico.


Tags: , ,