A lanterna das memórias perdidas é um romance japonês profundo e comovente a respeito do que é realmente importante na vida e do encanto de reviver uma última vez seus melhores momentos. Num estúdio fotográfico onde um antigo relógio de parede não funciona mais, Hirasaka gentilmente recepciona seus visitantes, um por um, em um confortável sofá de couro, lhes oferece a bebida de sua preferência e revela o que os aguarda. Pegos de surpresa, os visitantes descobrem que estão em um ponto de transição entre a vida e a morte e recebem uma grande quantidade de fotos — correspondentes às suas lembranças, onde cada fotografia representa um dia de suas vidas — e a incumbência de selecionar uma para cada ano. Com essa missão, ganham a oportunidade ímpar de revisitar sua memória mais preciosa e tirar novamente a foto do momento em questão — incapazes de fazer qualquer coisa para alterá-lo e invisíveis para o mundo…
Editora: Bertrand; 1ª edição (1 abril 2024); Páginas: 183 páginas; ISBN-13: 978-6558382850; ASIN: B0CXTSHR94
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Sanaka Hiiragi é uma escritora japonesa, nascida em 1974 na província de Kagawa. Graduada em literatura, ela lecionou japonês no exterior por sete anos antes de estrear como romancista. Suas obras são conhecidas por explorar temas como a memória, a vida após a morte e a magia das fotografias, ganhando diversos prêmios e reconhecimento. Além de sua paixão por escrever, Sanaka também gosta de fotografia e é uma entusiasta de câmeras.
Resumo: “A Lanterna das Memórias Perdidas” é um romance japonês que aborda o significado da vida e das memórias. No estúdio fotográfico de Hirasaka, os visitantes, ao enfrentarem a morte, revisitam seus momentos mais preciosos através de fotografias. Conhecemos três personagens cujas vidas estão entrelaçadas por amor e resiliência: uma idosa professora, um membro da Yakuza e uma criança. Enquanto confrontam suas memórias, enfrentam escolhas e desafios que moldaram suas vidas, sob a tutela misteriosa de Hirasaka.