Livro ‘Eles não usam black-tie’ por Gianfrancesco Guarnieri

Leia online 'Eles não usam black-tie' por Gianfrancesco Guarnieri

A chave para o grande sucesso de Eles não usam black-tie está na emoção que provoca no espectador e no leitor. Um marco na dramaturgia brasileira. Escrito em 1955, por Gianfrancesco Guarnieri, e encenado pela primeira vez pelo Teatro de Arena em 1958, Eles não usam black-tie significa até hoje, para quem lê ou assiste, a possibilidade de riso, dor, alegria, tristeza e reflexão. Considerada a revolução definitiva na dramaturgia brasileira, por introduzir personagens da classe social proletária e pobre como protagonistas, a peça alcançou grande sucesso de público e esteve em cartaz por mais de um ano em São Paulo. A história se passa em uma favela carioca nos anos 1950, e o tema central é a greve em uma empresa. Permeando as articulações grevistas por melhores condições salariais, estão inseridos conflitos e inquietações universais, reflexões sobre a frágil condição humana…

Editora: Civilização Brasileira; 32º edição (19 abril 2021); Páginas: 112 páginas; ISBN-10: 8520013899; ISBN-13: 978-8520013892; ASIN: B0779FHFY3

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: Gianfrancesco Guarnieri (1934 – 2006), italiano de nascimento, tornou-se dramaturgo, ator, diretor, compositor e poeta naturalizado brasileiro. Desde a juventude, envolveu-se na política, chegando a ser Secretário de Cultura de São Paulo. Ele fundou o Teatro Paulista do Estudante, posteriormente incorporado ao Teatro de Arena, do qual se tornou sócio proprietário. Sua carreira incluiu filmes e televisão com notável sucesso. Eles não usam black-tie, publicado pela Civilização Brasileira em 1958, é uma de suas obras icônicas.


Tags: ,