Por que amamos? O que está por trás desse sentimento que, segundo dizem, move montanhas? É se debruçando sobre a filosofia, a ancestralidade, mitos africanos, indígenas, orientais, ocidentais e até sobre a biologia que Renato Noguera nos leva a refletir sobre os diferentes significados do amor. Amar é querer aprender, ensinam-nos os gregos. A esse aprendizado, soma-se outro fundamental, desta vez proveniente de culturas afro-indígenas: amar não é uma emoção individual, mas coletiva, e pode envolver duas, três, quatro pessoas, ou mesmo uma comunidade inteira – o que é explicado também pela biologia. A alquimia de Noguera está em mostrar como os ensinamentos de filósofos e pensadores das mais diversas eras e sociedades não se contradizem, mas complementam-se. Por que amamos? Não há apenas uma resposta – assim como não há apenas uma forma de amor.
Páginas: 208 páginas; Editora: HarperCollins; Edição: 1 (17 de agosto de 2020); ISBN-10: 8595087075; ISBN-13: 978-8595087071; ASIN: B08CMH8BNM
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: NOGUERA é doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias. Com pesquisas nas áreas de educação (estudos das infâncias e com crianças) e filosofias africanas e indígenas, escreveu Mulheres e deusas: como as divindades e os mitos femininos formaram a mulher atual e O ensino de filosofia e a Lei 10.639. Noguera também é autor, dramaturgo e roteirista de histórias infantis.