Livro ‘Dicionário Amoroso da Psicanálise’ por Elisabeth Roudinesco

Download PDF 'Dicionário Amoroso da Psicanálise' por Elisabeth Roudinesco

Um roteiro afetivo da história da psicanálise. Nesse livro, Elisabeth Roudinesco abandona sua abordagem acadêmica habitual para dar livre curso a encadeamentos inéditos. Em vez de conceitos, atores ou países, o leitor encontra temas, palavras, ficções e territórios reunidos de modo arbitrário e pessoal, além de citações, remissões e um índice onomástico. Algo como uma aventura do imaginário urdida no correr da pena, um percurso sem destino, um roteiro afetivo com verbetes inesperados que podem ser lidos em sequência ou não. Cruzando cidades e museus, personagens, poemas e romances que lhe são familiares ou que aprecia em particular, Roudinesco adota o método intuitivo para esclarecer ao leitor como a psicanálise alimentou-se de literatura, cinema, teatro, viagens e mitologias para se tornar uma cultura universal. De “Amor” a “Zurique”, passando por “Animais”, “Cidades brasileiras”, “O Segundo Sexo”…

Páginas: 464 páginas; Editora: Intrínseca; Edição: 1ª (17 de abril de 2019); ISBN-10: 8551004689; ISBN-13: 978-8551004685; ASIN: B07WW26C4K

Clique na imagem para ler o livro

Biografia do autor: Elisabeth Roudinesco, historiadora e psicanalista, é professora na École Pratique des Hautes Études. Exerce interferência esclarecedora sobre os temas candentes de nossa época e participa ativamente na mídia, colaborando no jornal Le Monde. Autora de renome, com diversos livros que marcaram época, tem publicados por esta editora: A família em desordem; De que amanhã… (com Jacques Derrida); Dicionário de psicanálise (com Michel Plon); História da psicanálise na França (2 vols.); O paciente, o terapeuta e o Estado; Por que a psicanálise? e Filósofos na tormenta. Para a televisão, escreveu o roteiro do documentário Sigmund Freud, a invenção da psicanálise (com E. Kapnist, 1977), exibido no Brasil pela GNT.


Tags: , ,