
Em A visita de João Gilberto aos Novos Baianos, Sérgio Rodrigues mescla literatura, cultura pop e humor afiado em contos que celebram o prazer de contar histórias. Dividido em três partes como um LP — com Lado A mais clássico, Lado B mais experimental e uma novela para encerrar — o livro revisita figuras da literatura brasileira, como Machado de Assis, e reimagina encontros improváveis, como o do gênio da bossa nova com os Novos Baianos. Entre farsa erótica na Vila Rica dos inconfidentes e treze tweets que resumem a história do mundo, Rodrigues oferece uma prosa original, irônica e inventiva, que reflete sobre a relevância da literatura em tempos digitais, equilibrando erudição e delírio tropical com brilho singular.
Editora: Companhia das Letras; Edição: 1 (14 de junho de 2019); Páginas: 144 páginas; ISBN-10: 853593233X; ISBN-13: 978-8535932331; ASIN: B07RSV9ZM9
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Sérgio Rodrigues, nascido em 1962 em Muriaé (MG) e radicado no Rio desde 1979, é escritor, jornalista e crítico literário. Venceu o Prêmio Portugal Telecom com O drible, considerado o melhor romance já escrito sobre futebol. É autor também de Elza, a garota, A vida futura e A visita de João Gilberto aos Novos Baianos. Atua como colunista na Folha de S.Paulo e roteirista do programa Conversa com Bial. Publicado em diversos países, recebeu o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em 2011.
Resumo: Com humor e erudição, Sérgio Rodrigues mistura Machado, MPB, cultura pop e internet em contos que celebram a literatura como festa, reflexão e invenção — entre o clássico, o experimental e o delírio tropical.