
Antissemitismo: uma obsessão – argumentos e narrativas reúne ensaios que convidam à reflexão sobre a mais antiga obsessão coletiva de ódio do Ocidente: a demonização dos judeus como fonte do Mal. A obra aborda também o “antissemitismo bem educado”, sutil e às vezes inconsciente, que se manifesta em comentários e estereótipos, mesmo entre pessoas que afirmam ter amigos judeus. Esse tipo de preconceito, por não se associar a atos explícitos de violência, é mais difícil de combater. As organizadoras, Eliane Pszczol e Heliete Vaitsman, partem da premissa de que o antissemitismo não é problema apenas judaico, mas da humanidade, e reúnem contribuições de diversas origens e áreas, entrelaçando perspectivas pessoais e coletivas em narrativas que podem ser lidas de forma independente ou conjunta.
Editora: Numa Editora; 1ª edição (30 novembro 2020); Páginas: 244 páginas; ISBN-10: 6587249205; ISBN-13: 978-6587249209
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Eliane Pszczol é socióloga, graduada em Ciências Sociais pela UFRJ, com especialização pelo Instituto Brasil-Estados Unidos e mestrado em Sociologia pela Cornell University. Coordena a Judaica no Museu de Arte do Rio e atua como Técnica em Programação e Divulgação Cultural da UFRJ. Foi Coordenadora Nacional do PROLER, Diretora da Funarte, Assessora da Reitoria e Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, além de professora na PUC-Rio. Tem experiência em Sociologia do Desenvolvimento e estudos sobre governo militar.
Resumo: Coletânea de ensaios organizada por Eliane Pszczol e Heliete Vaitsman que analisa o antissemitismo, do ódio aberto ao sutil e inconsciente, defendendo que não é problema apenas judaico, mas uma questão global de direitos humanos.
Livros relacionados
Livro 'A Guerra de Narrativas' por Major Rafael Rozensz...
Livro 'Tomara que você seja deportado' por Jamil Chade
Livro 'Desde Fanon' por Deivison Mendes Faustino & ...
Livro 'Triste Tigre' por Neige Sinno