O livro Gente Ultraprocessada, de Chris Van Tulleken, surgiu de uma dúvida sobre a teoria formulada pelo brasileiro Carlos Monteiro. Van Tulleken, médico britânico e professor na University College de Londres, questionava a ideia de que os alimentos ultraprocessados seriam os principais responsáveis pelo aumento global de doenças crônicas. Intrigado com o impacto do trabalho de Monteiro, ele embarcou em uma jornada pessoal para investigar o tema, colocando seus próprios hábitos e corpo à prova. Em um experimento semelhante ao documentário Super Size Me, ele passou semanas consumindo quase exclusivamente ultraprocessados. O livro é o relato dessa experiência, repleta de descobertas sobre os efeitos desses alimentos na saúde e nos padrões alimentares atuais.
Editora: ELEFANTE EDITORA (30 agosto 2024); Páginas: 432 páginas; ISBN-13: 978-6560080478; ASIN: B0DG652WLJ
Clique na imagem para ler amostra
Biografia do autor: Chris van Tulleken é infectologista no Hospital de Doenças Tropicais em Londres, formado em Oxford e com doutorado em virologia molecular pela University College London, onde é professor associado. Sua pesquisa foca no impacto das corporações na saúde, especialmente em nutrição infantil. Ele colabora com a Unicef, a OMS e é apresentador premiado da BBC. Vive em Londres com sua família. Instagram @doctorchrisvt
Resumo: “Gente Ultraprocessada” é a jornada de Chris Van Tulleken, médico britânico, que, cético sobre os ultraprocessados, testa uma dieta baseada neles. Inspirado pelo trabalho de Carlos Monteiro, ele investiga seus efeitos.