Quem vai te contar essa história é uma criança de 11 anos. O olhar fresco e bem humorado de quem ainda vê a vida como mistério está aqui, mas vá por mim: não subestime a solidão de Maria Carmem. A aprendiz de escritora, enfrentando as angústias da “pior idade do universo”, irá te provar que é possível, sim, que uma menina seja mais solitária do que um velho. Ao menos uma menina que, como ela, cresce e cria suas perguntas entre os objetos de uma “loja de velhos”. Ali elas já nascem antigas, frescas e pesadas, doce feito da mais dura poesia. Maria Carmem nasceu no fim. Sendo assim, do que interessa a idade? Como ela mesma diz, “é possível que um lápis pareça estar novo, mas todo quebrado por dentro”. É assim, toda quebrada por dentro, que ela desconstrói o mundo diante de si, o mundo adulto que cria regras e não as obedece, o mundo escolar, tudo: “na aula de matemática o problema dizia que um menino e uma menina precisavam calcular quantas laranjas levar ao parque se os convidados meninos…
Editora: Editora Nós; 1ª edição (11 julho 2019); Páginas: 120 páginas; ISBN-13: 978-8569020455; ASIN: B08QBCQT1Z
Clique na imagem para ler o livro
Biografia do autor: Mariana Salomão Carrara é uma escritora brasileira nascida em São Paulo em 1986, que além de ser escritora também trabalha como defensora pública. Ela tem uma carreira sólida na literatura, tendo publicado várias obras aclamadas pelo público e pela crítica, entre elas o livro de contos “Delicada Uma de Nós” e o romance “Fadas e Copos no Canto da Casa”. Mariana também recebeu diversos prêmios importantes por seu trabalho, incluindo o Prêmio Off-Flip, o Sesc-df, o Felippe D’Oliveira, o Sinecol e o Josué Guimarães.
Maria Carmem, uma garota de 11 anos, enfrenta a solidão e as questões da pré-adolescência na “loja de velhos”. Com um olhar fresco, ela questiona o mundo ao seu redor e cria poesia com suas reflexões sobre amor, família, Deus e morte. Este livro é um convite para crescer com Maria Carmem e sua perspectiva única sobre a vida.